segunda-feira, 21 de março de 2016

Uruaçu – PTB e PRP dialogam sobre 2016



Reunião da manhã de 21 de março, em Uruaçu: prefeitável Xuxa (esq.); presidente Emerson Vaz; e, prefeitáveis Netinho e Lourencinho – Foto: PTB Uruaçu/Divulgação

Ainda nas fases de preparação das siglas e de diálogos suprapartidários, face as eleições 2016, o leque político permanece em aberto e tudo pode acontecer.
Em Uruaçu, os acontecimentos sucedem, com cada direção se reunindo para falar, ouvir, analisar e – mais adiante –, tomar decisões. Visando estabelecer um ponto comum de discussões entre as duas correntes, que têm propósitos de lançamentos de candidaturas próprias a prefeito, os comandos de duas legendas mantiveram contatos na manhã de 21 de março, em encontro que contou com a participação dos petebistas Netinho (presidente) e Lourencinho – ambos são pré-candidatos a prefeito; e, de Emerson Vaz e Xuxa, do PRP e, respectivamente presidente e prefeitável.
“Dialogamos um pouco sobre vários assuntos de interesse coletivo de Uruaçu. O momento é para isso e da mesma forma que mantemos contatos com outros partidos, também conversamos com os nossos amigos Emerson Vaz e Xuxa. O grupo político deles é respeitado, tem cacife eleitoral para integrar chapas majoritária e proporcional e, temos o maior respeito pelo trabalho que fazem dentro da área política da nossa querida cidade de Uruaçu”, salienta Lourencinho, que atendeu a reportagem por telefone.
Lourencinho disse ser ciente de que o PRP mantém diálogos com distintas frentes políticas, mas considera “positiva toda a rede de contatos que os partidos praticam entre si. Isso é democracia. Foi-se o tempo em que tínhamos somente dois partidos”. “Só o fato de muitos partidos abrirem conversações com outros já mostra a maturidade política dos políticos de Uruaçu”, opina. “O PTB e o PRP dialogam visando união para 2016. Fechamos alguma coisa? Não! Teve alguma decisão conclusiva de fato? Não! Estamos dialogando e isso é o importante, igual fazemos com outros partidos, da mesma forma que outros partidos procedem entre si. O PRP já conversou e permanece dialogando com as várias opções e, claro, outras frentes conversam com o PRP. O Emerson Vaz e o Xuxa estão certos. Nós, do PTB, também estamos certos”, explana Lourencinho.
Tentamos contatar Emerson Vaz por três vezes, mas as ligações foram diretas para caixa de mensagem. Em diferentes ocasiões, publicamos que o PRP tem gostado mais e mais da boa repercussão que o nome de Xuxa vem tendo, desde que a pré-candidatura dele foi anunciada.
Como consta no início desta publicação, o calendário marca as fases de preparação das siglas e de diálogos suprapartidários.

Saúde e planos
Recente nota publicada na coluna Agenda Política, do Jornal Cidade, informou que Lourencinho, prefeito de Uruaçu na Administração 2009-2012, havia passado por problema de saúde, estando em tratamento médico. A nota, totalmente informativa e dentro da legalidade (apesar de ter gente que afirmou que o JC quase matou o petebista – uma visão de pessoas que não sabem interpretar texto), mostrou que o mesmo estava na capital Goiânia, para onde voltará nas próximas horas, após permanecer três-quatro dias na cidade do Norte goiano.
“Com cuidados, estou atento em todos os sentidos, vim porque tive liberação médica, estou retornando e empenhado em me recuperar ao máximo”, comenta Lourencinho, que manifesta também: “Continuamos trabalhando com o nosso ‘Plano A’, que é o lançamento de meu nome para prefeito. Caso isso não seja possível [devido restrições eleitorais], poderemos lançar o nosso presidente, Netinho, para concorrer ao cargo de prefeito”, emendando ter ciência de que a ala política dele “pode mudar os destinos dos acontecimentos e do resultado geral da campanha eleitoral de 2016”.
Perguntado – sem menção de frentes partidárias –, se o PTB aceitaria a vaga de vice-prefeito, Lourencinho respondeu enfaticamente que “dificilmente isso acontecerá. Pois nós trabalhamos é para lançar um nome para a cabeça de chapa. Estamos trabalhando, repito. As pessoas têm que entender isso e tem gente querendo tirar proveito, distorcendo os fatos, falando que o PTB está fora da disputa. Isso é um engano. Estamos aí”.
Qualquer pesquisa séria feita hoje dentro de Uruaçu mostra que a ala de Lourencinho é favorita para conquistar a Prefeitura. Pesquisa não significa ter garantida a vitória nas urnas em 2 de outubro e, o ex-prefeito prefere não se manifestar sobre o assunto, apenas comenta que está “totalmente do lado do povo. O povo não é bobo. O povo está vendo tudo. O povo sabe de tudo e tem o poder de decidir”.
Lourencinho narrou ainda à reportagem que uma grande surpresa positiva pode sacudir as eleições uruaçuenses deste ano, antes mesmo do início do período eleitoral. Deixe uma dica, foi pedido, mas ele optou por não adiantar nada. Veio a insistência jornalística com o mesmo apenas relatando que envolve formação de chapa majoritária.
Repete-se: o calendário marca as fases de preparação das siglas e de diálogos suprapartidários.

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: