sábado, 23 de abril de 2016

Pronunciamento – Sobre as Declarações da vereadora Maria das Neves



Pronunciamento – Sobre as Declarações da vereadora Maria das Neves

Dom Messias dos Reis Silveira

A vereadora Maria das Neves, em recente pronunciamento na Câmara dos Vereadores de Uruaçu, mencionou a Igreja Católica de forma pejorativa e generalizada. As declarações dela receberam grande repúdio por parte dos católicos e de suas lideranças. Eis suas palavras:
“A Igreja Católica detém hoje os maiores estupradores da História do Brasil. Pega o coroinha e alicia. Estupra o coroinha, os padres da Igreja Católica. A Igreja Católica permite que os padres venham anos e anos tirando a inocência de coroinhas que são levados a coroinhas lá na frente da Igreja. Não sou eu que estou falando isso não. As denúncias que o próprio Papa fez que dentro do Vaticano existe esse tipo de coisa”.
Pareceu-me que a vereadora estava falando de um outro assunto e quis ilustrar o mesmo citando a Igreja Católica e outras Igrejas. É do conhecimento de todas as pessoas que existem crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica, no entanto ela não detém os maiores estupradores da História do Brasil, como afirmou a vereadora. Existem pesquisas atualizadas que demonstram que a maior porcentagem de abusos de menores estão nas famílias. É sabido que em várias entidades e instituições existem casos de pedofilia, inclusive na política.
Existem milhares de meninos e meninas que servem a Igreja no altar como coroinhas e a comunidade, bem como os próprios pais deles, dão testemunho de zelo, respeito e honradez no exercício deste ministério e como os mesmos são tratados. Os casos isolados não podem ser generalizados como se fossem de toda Instituição. “Uma árvore que cai faz mais barulho do que toda uma floresta que cresce”, como afirmou o Papa Francisco. A tendência é focar na árvore caída e desconsiderar o restante da floresta.
A Igreja Católica tem tratado com muito rigor os casos de pedofilia que surgem nela. Quando surge algum caso, os bispos além dos procedimentos locais são obrigados a informar o Vaticano, o qual pode decretar a total redução do estado clerical do sacerdote envolvido. O rigor atual já vinha sendo praticado pelos predecessores do Papa Francisco, mas agora intensificou.
A Igreja Católica no Brasil foi eleita a instituição de maior credibilidade nos tempos atuais. É uma entidade muito respeitada. Ela teve grande contribuição para a História deste País e continuará a trabalhar em prol do Reino de Cristo em favor da sociedade.
Pais e membros da Igreja cientes do pronunciamento da vereadora manifestaram veemente repúdio, pois sabem que suas declarações se apoiam em casos isolados, mas a realidade é bem outra. A Igreja é viva, dinâmica e não compactua com o pecado.
Neste Ano Santo da Misericórdia além de clamarmos por Justiça devemos agir com misericórdia quando sofrermos algum ataque. As perseguições fazem a Igreja crescer.
Deus a todos abençoe.

Dom Messias dos Reis Silveira
Bispo Diocesano – Uruaçu Goiás

Nenhum comentário: