quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Uruaçu – Toninho do Peixe busca cadeira na Câmara

Toninho do Peixe, com a prefeita uruaçuense Solange Bertulino, durante convenção partidária de 30 de julho: candidato a vereador em defesa do serviço público de qualidade – Fotos: Márcia Cristina

Toninho do Peixe, que presidiu diferentes entidades: “A luta pelos direitos do povo envolve muito trabalho”

Toninho do Peixe discursa em evento da piscicultura, no ano de 2010 – Foto: Arquivo/JC

2008: Toninho do Peixe (esq.) durante evento de entrega de credenciais e, apresentação do estatuto da Colônia dos Pescadores Z-04 do Lago de Serra da Mesa – Foto: Jota Marcelo. Mais fotos: abaixo
Antônio Machado de Almeida (Toninho do Peixe) declarou oficialmente em diálogos com a direção municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) que sairia candidato a vereador por Uruaçu nas eleições de 2016 e teve boa receptividade interna e externa. A campanha eleitoral teve início dia 16 de agosto e Toninho do Peixe está nas ruas e em outros pontos apresentando propostas, debatendo ideias e pedindo votos.
Toninho do Peixe integra a coligação proporcional Juntos Chegaremos Lá (PMDB/PT), apoiadora da prefeitável Solange Bertulino (PMDB), que busca a reeleição. O PT tem outros dois candidatos a vereador.
Natural de Esperantinópolis-MA, o pescador (sempre foi) de 50 anos mudou para o Norte goiano há mais de 18 anos, quando se dirigiu a Uruaçu para permanecer uma semana, período em que avaliou ser suficiente para conhecer parte do lago Serra da Mesa e tomar conhecimentos sobre a então grande novidade surgida com o represamento para a construção da Usina Hidrelétrica da Serra da Mesa.
Ao lado, há 29 anos, tem a esposa Francisca Rios Almeida e fruto da união, quatro filhos (e um neto), uma delas formada em Enfermagem, atuando via concurso público, na cidade do Rio de Janeiro. Os demais estão estudando.
Nessa jornada como pescador e aquicultor no lago, fundou e presidiu pioneiramente três entidades: Associação dos Comerciantes e Barqueiros Artesanais do Lago Serra da Mesa (ACBALSE), em 2001. Cooperativa de Pescadores e Produtores de Peixes (2007). E, a Colônia dos Pescadores Z-04 do Lago de Serra da Mesa (2008). Colônia, presidida desde maio por Vasco Rodrigues, pois Toninho do Peixe se licenciou, conforme orientação da Justiça Eleitoral.

Atuação com qualidade
Perguntado quais são as razões centrais para idealizar a busca da vaga – primeira tentativa –, ele comenta: na condição de vereador, lutaria para que o Poder Legislativo se tornasse diferente em alguns aspectos, haja vista que a população merece e tem o direito de conviver em melhores condições, algo conquistado também através da atuação com qualidade máxima de todos os vereadores. “Não só em Uruaçu, mas todas as cidades de nosso país. Só que não é isso que vemos no Brasil, onde existem grandes desmazelas, inclusive quanto à aplicação de recursos financeiros públicos”. Comentando ser importante trabalhar visando o coletivo, o candidato destaca querer “lutar por projetos e benefícios maiores em prol da nossa comunidade, caminhando junto com o povo, buscando melhorias que resultem em qualidade de vida para cada cidadão”.
O petista revela que na Casa de Leis, entre outras lutas, gostaria de defender enfaticamente a praticidade das conquistas populares. “O que nós sempre vemos há décadas? Muito do que já foi aprovado nos Parlamentos não é executado, seja nos planos federal, estaduais ou municipais”. Para Toninho do Peixe, a realização de reuniões da Câmara Municipal nos bairros, com a comunidade, é essencial. “Com essa proximidade maior, poderíamos discutir as reais necessidades, priorizar questões detalhadas levantadas pelos cidadãos, ali, onde eles moram, para serem oficializadas, debatidas e aprovadas pelos vereadores, que precisam com ênfase maior cobrá-las junto ao Poder Executivo. Isso é resolução efetiva”.
“A luta pelos direitos do povo envolve muito trabalho”, diz, destacando ser preciso ainda: priorizar a saúde pública, especialmente os procedimentos envolvendo atenção básica, “buscando a sua promoção e prevenção”; buscar incentivos e fiscalizar ações voltadas para a área educacional, “qualificada, de forma permanente”; requisitar, fiscalizar benefícios para a moradia popular digna; promover incentivos e buscá-los para serem inseridos no âmbito de uma alimentação básica de qualidade; estabelecer melhores ações quanto ao transporte público. “Uruaçu precisa de transporte coletivo na zona urbana e, sobre o transporte escolar, seja com atuação pública direta ou através da contratação de terceiros, muito tem que melhorar, apesar de a prefeita Solange ter melhorado muito. Mas é preciso maior eficiência, pois nossas crianças da zona rural não podem deixar de ir para as salas de aula”.
A reportagem quis saber se o Brasil tem jeito. Resposta: “Sim! Sem corrupção, com tantos recursos da natureza e financeiros, o Brasil seria o melhor país do mundo”, opina Toninho do Peixe, emendando: “No Brasil, é preciso diminuir a burocracia da área pública. Quando isso acontecer, menos corrupção e burocracia reduzida, teremos melhorias em vários setores, todos eles defendidos por mim a vida toda e, claro, nesta campanha: eu defendo a saúde, a família, moradia, o incentivo ao pequeno agricultor... aquele lavrador sofrido, a piscicultura, alimentação, educação, geração de empregos e renda, a mobilidade e o transporte público, o meio ambiente, a juventude e a cultura. Não cursei faculdade, mas tenho experiência de vida. Sei muito bem o quanto tudo isso é importante para o povo”, categoriza.
                                                                                   
Área da piscicultura em Uruaçu tem lutado
Toninho do Peixe diz que o segmento da pesca artesanal e da aquicultura familiar em Uruaçu tem lutado, em meio a adversidades e sofrimentos frequentes, entre os quais a burocracia para acesso ao crédito (financiamento bancário); uma permanente qualidade da mão-de-obra dos piscicultores, “algo que poderia ser feito sempre com cursos e novas técnicas. Nós sabemos lidar muito bem com o ofício, mas todo aprendizado a mais é viável”; a falta de melhor estrutura englobando a logística produção-divulgação-comercialização; a recente mortandade de peixes no lago Serra da Mesa; a pesca predatória; a poluição provocada pelo homem; o baixo nível da água do lago; e, o fim do Ministério da Pesca e da Aquicultura, agora um braço do Ministério da Agricultura.
“Se o setor da pesca melhorar, ele ajudará ainda mais a economia do Brasil crescer, pois já faz a sua parte muito bem. Com tantas dificuldades, esse setor tem apesentado crescimento lento. Mais uma vez eu quero dizer que o potencial e o mercado da pesca, a comercialização de peixes existentes no país, é de uma dimensão enorme. Falta mesmo é uma abertura maior, precisamos de melhores oportunidades. Temos tanto peixe e o Brasil importa peixes”. Palavras de quem conhece.
Leia mais, na submatéria.


Conquistas das entidades são vitais para piscicultores
Ao longo de suas existências, a Associação dos Comerciantes e Barqueiros Artesanais do Lago Serra da Mesa (ACBALSE), a Cooperativa de Pescadores e Produtores de Peixes e a Colônia dos Pescadores Z-04 do Lago de Serra da Mesa, ambas sediadas em Uruaçu, alcançaram importantes conquistas para a categoria, cujo trabalho coletivo é desenvolvido desde 2001, com a fundação da primeira. As outras duas surgiram em 2007 e 2008.
Algo possível, devido dezenas de idas e vindas de diretores delas nos circuitos Uruaçu-Goiânia, Uruaçu-Brasília, Goiânia-Brasília, mais deslocamentos regionais, procedimentos divulgados pelo Jornal Cidade em diferentes ocasiões.

Atuação coletiva
Por meio da ACBALSE, conversações iniciais e oficiais se tornaram realidades, viabilizando tratativas em termos de convênios e afins; foi implantada a primeira unidade demonstrativa de criação de peixes em tanques-rede; promovida a qualificação das famílias para a criação e o manuseio dos peixes de criatório; e, veio a conquista do comodato de terreno – nas proximidades do lago Serra da Mesa –, para plantação, e, construção de sete casas e da sede da representação dos pescadores para famílias ribeirinhas, além de outros benefícios.
Fundada a Cooperativa, sua diretoria conseguiu de imediato a legalização do terreno, das sete casas e, da própria Cooperativa e do frigorífico (complexo industrial capaz de produzir diferentes produtos a partir do peixe). Foi conseguida aprovação de projeto para custear a ampliação do Frigorífico e a criação de peixes em tanques-rede, com verba total de R$750 mil. Mais: amplo trabalho, com atividades variadas, foi empreendido com parceiros governamentais e não governamentais.
Adveio a fundação da Colônia e, novamente, face a confiabilidade e responsabilidade da presidência e de outros diretores da mesma, várias conquistas foram possíveis no que diz respeito aos diretos dos pescadores: obtenção maior do selo de qualidade de produtos comercializados; aposentadorias; auxílio-doença; salário maternidade; e, seguro-defeso para as famílias dos pescadores (quatro salários mínimos, nos meses da piracema).
O JC apurou: nos últimos sete anos, a renda mensal do seguro e dos demais benefícios que gira dentro do comércio uruaçuense alcança valor considerável.


Pesca artesanal/aquicultura familiar enfrenta adversidades (inclusive em Uruaçu), apesar da ajuda em favor das economias municipal, estadual e federal – Foto: Arquivo/JC

Lago Serra da Mesa, praia Generosa (Uruaçu), em foto de julho/2016: baixo nível da água prejudica piscicultura – Foto: César Moreira/Foto Tocantins

(Jota Marcelo – JC Online)

Nenhum comentário: