segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Região Sudoeste – Encontro de produtores rurais em Jataí destaca avanços do agro



Presidente José Mário parabenizou a inciativa do encontro – Foto: Fredox Carvalho/ Assessoria de Comunicação da Faeg

Na sexta-feira 16, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner e, o vice-presidente, Bartolomeu Braz, prestigiaram em Jataí região Sudoeste do estado, o 3º Encontro de Produtores Rurais do município. O evento, realizado na sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade, realizado pela rádio Missão FM, com a parceria do Sindicato Rural (SR) de Jataí, seguiu até o sábado 17, com palestras, painéis de debates e informações relacionadas a agropecuária e o agronegócio goiano e brasileiro.
De acordo com o produtor rural e também um dos organizadores, Vitor Gaiardo, o acontecimento serve para levar aos produtores da região atualidades que envolvem o setor. “Nossa classe produtora precisa estar em sintonia com o que tem de novo na agropecuária, discutir as questões que permeiam o agronegócio, desde as condições de infraestrutura para produção até o cenário do mercado para a comercialização é fundamental para o avanço”, disse.

Goiás: ‘Tecnologia de ponta’
Bartolomeu Braz, que também é presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja Goiás), apresentou aos presentes o cenário atual do agro goiano, além de destacar a resolução que prevê renegociação de dívidas para Goiás, emitida semana passada pelo Banco Central do Brasil (BC). “A medida não atende o setor. Infelizmente isso vai trazer muita dificuldade para o produtor que foi afetado pela seca e ficará difícil fazer o plantio com as tecnologias que são necessárias na próxima safra”, destacou Bartolomeu, que também falou sobre exportação, produção e avanços do setor.
Já o presidente da Federação, José Mário Schreiner, parabenizou a inciativa do encontro e bradou sobre o potencial do agro goiano, que detém 60% do Produto Interno Bruto (PIB), totalizando, aproximadamente, R$100 bilhões. “Nosso estado, o que inclui Jataí, é destaque em várias culturas, como soja e milho. Isso nos mostra que a produtividade de Goiás, cresceu 500% a mais que a área plantada. Sabe por quê? Usamos frequentemente tecnologia de ponta nas lavouras, técnicas de plantio e assistência ao produtor”, explicou.

(Informações: Assessoria de Comunicação da Faeg [Goiânia-GO] – Nayara Pereira)

Nenhum comentário: