terça-feira, 22 de novembro de 2016

Atentado de Itumbiara – Polícia Civil informa que apresenta sexta 25, conclusões do inquérito

Força-tarefa que envolveu 80 policiais civis realizou em quase dois meses de investigações mais de 90 oitivas e 20 laudos periciais para descobrir as causas do atentado do dia 28 de setembro que levou à morte o então candidato à prefeitura de Itumbiara, José Gomes da Rocha e, o militar Vanilson João Pereira (Cabo Vanilson). O vice-governador de Goiás e titular da SSPAP, José Eliton (PSDB), também foi baleado. 


José Eliton: “São lembranças dramáticas, mas, também são lições que nos marcam profundamente e nos levam a atuar com muito mais intensidade para a pacificação social” – Fotos: Jota Eurípedes/Comunicação Setorial da SSPAP

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, anunciou nesta terça 22, em Itumbiara, que a força-tarefa criada no âmbito da PC para apurar a motivação do atentado que resultou na morte Zé Gomes, já concluiu as investigações e apresentará, dia 25 próximo, a conclusão do inquérito. 
Os resultados das investigações serão apresentados pela Polícia Civil em entrevista coletiva, em Itumbiara. A força-tarefa foi coordenada pelo delegado titular da Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH), Douglas Pedrosa, e envolveu 14 delegados de polícia da Especializada e de Delegacias Circunscricionais, além de agentes policiais de várias unidades, totalizando aproximadamente 80 profissionais. Num inquérito, as investigações buscam a materialidade, a autoria e a motivação do crime. No caso do atentado de Itumbiara, a materialidade e a autoria já estavam definidas no momento de instauração do inquérito. Por isso, as investigações buscaram a motivação do atentado.

‘Pacto pela Vida’
José Eliton abriu oficialmente a Conferência Municipal do Pacto Social Goiás pela Vida, em Itumbiara, ressaltando as lembranças que guarda daquela data, em que Zé Gomes teve a sua trajetória pessoal e política interrompida de forma brutal. Lembrou também do Cabo, de 36 anos, que como todos os policiais não hesita em dar a vida para proteger a sociedade. “Naquele momento, não fosse a atuação do Cabo Vanilson, talvez tivéssemos um resultado muito mais trágico”, afirmou. “São lembranças dramáticas, mas, também são lições que nos marcam profundamente e nos levam a atuar com muito mais intensidade para a pacificação social”, disse ele.
De acordo com José Eliton, a segurança pública é um dever do estado brasileiro, com os seus Poderes constituídos, mas, que depende de mudanças conjunturais e estruturais. “Estamos investindo em tecnologia e em inteligência, equipando e fortalecendo os efetivos policiais e valorizando os profissionais, no entanto, tenho dito que segurança não se faz apenas com homens e armas, é preciso o envolvimento de todos”, disse, na abertura do evento. Conforme destacou, o Pacto Social Goiás pela Vida vem nesse contexto, e vai permitir a participação de toda a sociedade na discussão real dos problemas.
O titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) afirmou que faz dele as palavras da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), de que é preciso mudanças conjunturais e estruturais para melhorar a segurança pública. “As conjunturais são essas a que fiz referência, mas há a necessidade de mudanças estruturais, por exemplo, nas leis penais”, afirmando que ou o país pensa seriamente nisso e promove uma mudança na realidade jurídica, com o Congresso assumindo a sua responsabilidade, ou não se terá uma segurança pública que atenda a todos os cidadãos de bem do país.
Ao finalizar, o vice do governador Marconi Perillo (PSDB) destacou a sua emoção em voltar a Itumbiara e agradeceu as forças policiais, na pessoa do Cabo, que tombou durante o atentado. “Todos têm uma atuação fundamental na defesa da vida”, afirmou. Ao se referir ao então candidato a prefeito morto durante a carreata de campanha, o disse: “Haverei de carregar na memória o amigo, de lembrar da sua dedicação e do seu amor pela cidade de Itumbiara. Que a gente possa fazer sempre reverência a um líder que transformou essa cidade”.


(Informações, sob adaptações: Comunicação Setorial da SSPAP)

Nenhum comentário: