sexta-feira, 25 de novembro de 2016

DE URUAÇU – Desembargador Itaney Francisco Campos toma posse na AGL

Desembargador Itaney Francisco Campos é empossado pela presidente Lêda Selma: novo integrante da Academia Goiana de Letras Fotos: Wagner Soares/CCS do TJGO. Veja mais fotos em https://www.flickr.com/photos/ccstjgo/sets/72157673007168584

O desembargador Itaney Francisco Campos tomou posse na Academia Goiana de Letras (AGL) em solenidade realizada dia 24 de novembro, no Plenário da Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), na capital Goiânia. Escritor, poeta e contista, o magistrado passa a ocupar a cadeira de número 37, anteriormente conquistada por Mário Ribeiro Martins, cujo patrono é Crispiniano Tavares.
“É com grande alegria e satisfação que recebi a notícia de que meu nome foi respaldado para ocupar a cadeira na instituição. Trata-se de uma realização pessoal, pois sempre me dediquei à literatura, não com a intensidade que gostaria, porque tinha que reservar tempo para as atividades judicantes. Agora veio ao encontro da minha aspiração de vida que é produzir mais literatura – poesia, crônicas, ensaios”, relatou o desembargador em entrevista.
Itaney Campos faz parte do rol de magistrados do Tribunal imortais – além de Ney Teles de Paula, Maximiano da Mata Teixeira, Dário Cardoso e Augusto Rios também ocuparam cadeiras na Academia.

Solenidade
A solenidade de posse foi conduzida pela escritora Lêda Selma, presidente da AGL, e contou com participação do desembargador e ex-presidente do TJGO, Ney Teles de Paula. O presidente do Tribunal, desembargador Leobino Valente Chaves, demais membros da Academia, magistrados e servidores, familiares e amigos prestigiaram a cerimônia.
Proferido por Eurico Barbosa Santos, o discurso de recepção a Itaney Campos endossou a tradição da AGL e a importância cultural que a casa representa para o estado de Goiás. O escritor também ressaltou o currículo do desembargador e sua trajetória na magistratura e na literatura. “Seu ingresso nesta Academia significa que mais um grande homem de letras dará contribuição do seu talento às responsabilidades deste cenáculo para com a afirmação da vitalidade cultural do nosso Estado”.

Magistratura e Literatura
Autor de várias obras – confira a seguir –, o escritor está trabalhando em seu próximo livro. “A obra será sobre] os percalços do Judiciário no período em que se instalou a ditadura militar no País. O Poder Judiciário sofreu várias medidas impostas pelo do governo militar, que afastou, aposentou reprimiu e fiscalizou vários juízes e desembargadores”, comenta, em dados do Centro de Comunicação Social do Tribunal.
Também: com 34 anos dedicados à magistratura, acredita que o exercício de sua profissão tem interseções com a escrita literária. “São duas profissões que exigem bastante leitura. A sensibilidade existe nos dois planos. Tudo se trata da matéria humana. O poeta e o romancista escrevem sobre conflitos humanos. O juiz também analisa os conflitos na sociedade – os relacionamentos conflituosos e dramáticos. Há, também, a busca do belo nos dois campos: o moral, na Justiça, e o belo estético, que é a arte”, externa.

Imortal é uruaçuense
Natural de Uruaçu, Itaney Campos já integrava a União Brasileira de Escritores Goianos e a Academia Goiana de Direito (ACAD). Por dois mandatos foi diretor do jornal O MAGISTRADO, da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), da qual foi ainda diretor cultural.
O novo imortal é autor de várias obras que abordam temas de caráter literário, histórico e jurídico, como Orações no Templo da Justiça (2015), Antônio Theodoro da Silva Neiva, Um Escorço Biográfico (2011), Inventário do Abstrato (2009) e Notícias Históricas do Bairro de Campinas (Campininha das Flores) (1986).
O magistrado participou de várias antologias, como Héctor no Cubo e outros Contos (2014). Também participou das coletâneas de poesia: Iluminuras do Signo (2013), Verbo Interior (2000) e Thêmis Translúcida. E, tem livros inéditos, a exemplo de Sob o Signo da Ditadura: A Intervenção Militar em Goiás e as Medidas Punitivas Contra o Poder Judiciário Estadual.
O novo imortal integra também o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e recebeu grau máximo da Banca Examinadora do Curso em Especialização em História Cultural, da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), em apresentação de monografia.
Além da carreira jurídica, Itaney Campos possui grande currículo acadêmico e, é graduado em Direito pela UFG. Também cursou Letras por dois anos na mesma instituição. O intelectual uruaçuense é especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito Agrário pela UFG, onde exerceu, nos anos de 2000 e 2001, as funções de professor substituto, de Direito Civil e Processual Civil.
Em agosto, quando eleito, o Jornal Cidade quis saber: Qual é a sua mensagem aos uruaçuenses nesse momento?: “Minha mensagem é de amor à minha terra e seu povo e de esperança de que se amplie o amor é o hábito da leitura da literatura brasileira! Temos ótimos escritores, de forma que é bizarro que autores estrangeiros medíocres sejam mais lidos que os nossos bons autores! A literatura alimenta o espírito!”. Perguntado ainda com quem divide a conquista, o mesmo respondeu: “Divido minha conquista com o meu pai, Cristovam [Francisco de Ávila {doutor Cristovam}], minha mulher Leila Regina, meus três filhos e minha irmandade, sem esquecer daqueles que me apoiaram e dos uruaçuenses que amam a arte!”.

(Informações, sob adaptações, com Redação [e acréscimo de dados]: Centro de Comunicação Social do TJGO – Lilian Cury)

Nenhum comentário: