domingo, 6 de novembro de 2016

Presidente Mauri Lemes, sobre Valmir Pedro: ‘Foi a vitória da humildade’

Aliado de todo instante de Valmir Pedro (esq.), Mauri Lemes (dir.) disse ao Jornal Cidade sobre a campanha: “Nós ‘comemos o pão que o diabo amassou’. Sofremos humilhação, enfrentamos xingatórios” – Fotos: Márcia Cristina/Arquivo, Jota Marcelo/Arquivo e Jornal Cidade/Arquivo


Mauri Lemes: “Estou muitíssimo satisfeito. O povo estará no poder. Dedico esta vitória principalmente ao governador Marconi Perillo [esq.]
Sobre a campanha, do presidente do PSDB uruaçuense, na foto/junho de 2016 (visita ao canteiro da obra do Hospital Regional do Norte) (esq.) com o deputado federal Thiago Peixoto; engenheiro civil Murilo Oliveira Lemes (filho de Mauri); Bruno Perillo, superintendente executivo da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan); e, o vereador uruaçuense Reginaldo da Saúde (PSD): “Nosso contato, todos os dias, foi diretamente com o povo, sem esse negócio de ficar em salas fechadas curtindo celular, tomando sucos e no conforto do ar-condicionado”
Mauri Lemes e Eliane Pinheiro em Uruaçu, na noite da convenção liderada pelo PSDB – 5 de agosto de 2016. Para o presidente tucano, a vitória “teve a participação de um importante tripé: o Marconi, o deputado [federal] Thiago Peixoto e a deputada [estadual] Eliane Pinheiro. Quero agradecer de maneira especial aos três, que foram fundamentais demais nesta conquista”
Mauri Lemes e Luciano Sousa: dois dos coordenadores da campanha vitoriosa. Comentando que a frente política do prefeito eleito Valmir Pedro tem pré-candidatos (no plural) a presidência da Câmara, Mauri manifesta que todos os anos lutarão para eleger o presidente – Mais fotos: abaixo

Durante a campanha eleitoral, o Jornal Cidade destacou cabeças pensantes das quatro frentes políticas que pretendiam ganhar a disputa da Prefeitura de Uruaçu.
A veiculação informou que o trabalho abrangendo a candidatura de Valmir Pedro (PSDB), que foi eleito prefeito, tinha a liderança do próprio tucano, com apoio permanente, sequencial, irrestrito de Mauri Lemes, presidente do PSDB local, evidenciando também as observações, os conselhos de Chiquinho, presidente do PR e candidato a vereador (que ficou na primeira suplência em uma das coligações proporcionais). Além da contribuição de outros aliados, como Luciano Sousa, um dos coordenadores da campanha e, doutor Juarez Lourindo (PSB), vice-prefeito eleito.
Valmir Pedro foi eleito, vencendo o equilibrado embate com 39,39% dos votos válidos (8.632 sufrágios), seguido por Machadinho (DEM), somando 36,84% (8.073). Solange Bertulino (PMDB) (3.962), atual prefeita, teve 18,08% e Lourenço Neto (PTB), conseguiu 5,68% (1.245).
Entrevistado pelo JC no domingo 2 de outubro, logo após a oficialização do resultado  (e posteriormente), o determinado e confiante Mauri Lemes respondeu para a pergunta O senhor está muito ou muitíssimo satisfeito?: “Estou muitíssimo satisfeito. Estou emocionado e chorando. Somos gratos imensamente ao povo, que se mostrou estar do nosso lado, graças a Deus. E se Deus quiser, o povo estará no poder. Dedico esta vitória principalmente ao governador [de Goiás] Marconi Perillo [PSDB], que, legalmente, fez o que pôde para nos ajudar”.
Agradecendo mais, Mauri Lemes frisou que a vitória “teve a participação de um importante tripé: o Marconi, o deputado [federal] Thiago Peixoto [PSD] e a deputada [estadual] Eliane Pinheiro [PMN]. Eu quero agradecer de maneira especial aos três, que foram fundamentais demais nesta conquista”.
Dizendo que o pleito “foi sofrido ao extremo, mas chegou ao fim com essa vitória importante”, o dirigente partidário manifestou sobre ele e integrantes da ala política: “Nós ‘comemos o pão que o diabo amassou’. Sofremos humilhação, enfrentamos xingatórios”, citando nomes de companheiros desbravadores dele na defesa central da chapa majoritária e das proporcionais, como Batista da Retífica e Luciano Sousa [empresários]; e, doutor Juarez Lourindo.
“Foi a vitória da humildade e da confiança. Sem vaidade, não ultrapassamos nossos limites e não agredimos ninguém!”, especifica, relembrando que a vida pública de Valmir Pedro é repleta de trabalho em favor do povo, com atuação honesta e que causa ciúmes em algumas pessoas que não querem o bem de Uruaçu. “O Valmir e o doutor Juarez persistiram. Valeu a pena, vimos o esforço e a dedicação de muitos. Esse é o retrato – de muita luta –, das eleições de 2016. Eu estou satisfeito por ajudar, isso me deixa honrado e quero ajudar mais”.

Pesquisas
Comentando sobre pesquisas eleitorais de opinião pública, Mauri Lemes narrou que nas fases da pré-campanha e da campanha, eles sempre tinham pesquisas do momento. “Elas são importantes, para que possamos nortear o trabalho. Em maioria absoluta, pesquisas para consumo próprio, sem registro e sem publicação”.
Em diferentes ocasiões, o presidente havia informado tal fato e teceu esses comentários perante o Jornal Cidade. “No início da campanha, estávamos com 5% de frente, crescemos depois, caímos um pouco, depois subimos, mas se mantendo na frente, através de muito trabalho e andando pela cidade. Falando e ouvindo, o Valmir e o doutor Juarez foram onde outros não foram ou foram sem o diálogo necessário. Nosso contato, todos os dias, foi diretamente com o povo, sem esse negócio de ficar em salas fechadas curtindo celular, tomando sucos e no conforto do ar-condicionado”, ressalta.
Nessas mesmas épocas, o periódico teve acesso a dezenas de pesquisas eleitorais das quatro representações concorrentes e, jamais quem mostrou ao JC tinha seu grupo político em desvantagem.
A edição da quinzena 16 a 30 de setembro publicou reportagem contendo pesquisa (com margem de erro de quatro pontos porcentuais para mais ou para menos), da Abrange Divulgação e Distribuição, apresentando a seguinte sequência de vantagens na opção estimulada: Machadinho (35,3%), Valmir Pedro (27,3%), Solange Bertulino (14,8%) e Lourenço Neto (8,8%). O periódico visou publicar outros levantamentos, mas devido a falta de registro e desinteresses não informados pelas frentes políticas não foi possível.
Apuração totalizada e, o resultado final das 87 urnas/Seções apontou vitória do candidato do PSDB com 2,55% de vantagem – 559 votos a mais.

Futuro
O periódico expôs se tratar de nova frente comandante do poder público municipal uruaçuense, quis saber sobre eleições futuras e quanto a 2018, reunindo candidatura a deputado estadual, Mauri Lemes analisou ser importante debater a temática, ouvir as representações e as pessoas. “Temos a nossa trajetória e com o passar do tempo sempre temos um horizonte melhor”. Provocado sobre a hipótese de ele se lançar candidato a uma das quarenta e uma cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Mauri Lemes narrou que se coloca à disposição, mas que a definição depende de todo o comando da ala política que ele participa. “Nós temos bons nomes, sabemos que Uruaçu possui votos suficientes para isso, sem deixarmos de trabalhar e firmarmos parcerias em outras cidades da região e fora do Norte goiano. É importante Uruaçu eleger um deputado com vivência do dia a dia da cidade, um deputado voltado para o povo local e regional, com atuação pelo bem das famílias, um deputado compromissado cotidianamente com Uruaçu e a região Norte. Não seria um deputado que viesse lembrar, mas sim um deputado que não esquecesse Uruaçu e a nossa região”. O entrevistado manifesta que sempre respeitou os parlamentares com atuação na Assembleia, mas destaca que Uruaçu precisa ter um representante no Palácio Alfredo Nasser, sede do Legislativo estadual.
Para Mauri Lemes, toda cautela é vital, “da mesma forma que foi no decorrer da campanha. Nós somos passíveis de falhas e erros, mas temos que lutar ao máximo para que a gestão do Valmir apresente muito mais acertos do que erros. O sucesso da Administração do Valmir Pedro é que dirá o que nós teremos pela frente. Assim eu vejo, inclusive, sem esquecer de dizer: é preciso economizar, é necessário um choque de gestão! Temos bons nomes em nosso grupo político e, sabemos que o Valmir tem tudo para alavancar no cenário político, galgando e conseguindo outros cargos eletivos no futuro, inclusive na esfera nacional. Ele é inteligente, gosta de fazer política da maneira correta e tem visão futurista. Enquanto isso, os vários nomes nossos vão trabalhando, com cada um ajudando da melhor maneira possível e veremos como será nas próximas eleições estaduais, quando, se Deus quiser, vamos eleger o candidato [a governador] que o Marconi indicar – Pode ser o José Eliton [PSDB; vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás] ou o Thiago Peixoto, pois são preparados –, e, municipais. Depois virão outras campanhas e assim por diante. Não é mesmo!?!”.
Ao ser abordado para comentar a importância da família dele em todo esse processo de dedicação política, Mauri Lemes frisou sempre ter recebido apoio e incentivo. “Minha esposa e meus filhos são compreensivos e ajudam de diversas formas, inclusive pedindo votos. Minha atuação é voluntária, não quero nada da Prefeitura”.

Presidente comenta estada em Brasília e outros contatos
Segundo Mauri Lemes, o prefeito eleito acerta ao manter contatos – técnicos, institucionais, de aprendizagens/informativos sobre a Administração pública, com a imprensa, religiosos, sociais, entre outros –, nessa fase que antecede o início do comando do Poder Executivo municipal.
Em 14 de outubro, logo após entrevista coletiva de Valmir Pedro na sede do diretório municipal do PSDB, o presidente disse ao Jornal Cidade que jamais tal iniciativa havia ocorrido em Uruaçu – o que é verdade. “Manter essas conversações tem grande importância. Nós sabemos que o prefeito estará aberto ao diálogo com todos, sem separação alguma”. Mauri Lemes valoriza também o procedimento de Valmir Pedro andar pela cidade, estando com famílias, em entidades, no comércio e em outros locais, e, na zona rural agradecendo a votação recebida.
Participando da comitiva uruaçuense que visitou representantes da bancada goiana no Congresso dia 11 de outubro, Mauri Lemes classificou como gratificante o giro realizado na Câmara Federal e no Senado. “Estivemos com vários deles [dos 20 representantes por Goiás] e o saldo foi positivo”. Citando exemplos, se mostrou bastante animado com as afirmativas de Thiago Peixoto (PSD), aliado há anos da frente liderada por Valmir Pedro e político que publicamente tem garantido destinar o maior volume de emendas para Uruaçu em toda a história da localidade – como tem feito Pedro Chaves (PMDB). E, fizeram no passado Lúcia Vânia (na função de deputada federal; atualmente é senadora, pelo PSDB); e, Zé Gomes da Rocha (assassinado em 28 de setembro por um desafeto [morto por seguranças na mesma cena] que se sentia desprezado pelo então folclórico deputado federal com atuação em Brasília no final dos anos 1980, toda a década de 1990 e no início da era 2000; antes e depois, ele ocupou outros cargos eletivos).
Animado igualmente com João Campos (PSDB), Marcos Abrão (PPS) e Rubens Otoni (PT), além de ter esperanças perante distintos congressistas, devido ações transcorridas na visitação e, fruto de trocas de telefonemas com outros parlamentares e, contatos presenciais feitos com assessores. “Alguns congressistas têm compromissos grandes com Goiânia e outras cidades. Daí fica difícil se compromissarem com Uruaçu. Isso é normal”, comenta Mauri Lemes. “Até o Tiririca foi simpático a nós”, brinca, se referindo ao deputado federal por São Paulo (PR), que também é humorista.

Mesa diretora da Câmara
Em período de conjecturas quanto à formação da mesa diretora da Câmara Municipal de Uruaçu para atuar em 2017, Mauri Lemes estabelece o assunto como primordial para a municipalidade, pontuando ser “positivo, em geral, um bom trabalho desempenhado pelos 13 vereadores”. “Da mesma forma, os integrantes da mesa diretora e os ocupantes das Comissões [Permanentes; e, Provisórias], ao longo de todos os anos”.
Sobre a responsabilidade de cada parlamentar, o dirigente é enfático em afirmar que se algum vereador pretender atrapalhar qualquer trabalho público e coletivo que defenda o interesse comum do município uruaçuense, ele, Mauri Lemes, na condição de presidente de uma sigla partidária e de cidadão comum, não ficará quieto. “Eu, se tomar conhecimento disso, vou divulgar o nome de quem quer atrapalhar o progresso de Uruaçu, inclusive na própria Câmara, nas redes sociais, nos veículos de comunicação e no Ministério Público [MP]”, antecipa, esclarecendo que enfoca, no caso, assuntos de interesse do povo, tipo segurar projeto, reter ou extraviar documentação, estimular práticas de decisões prejudiciais junto aos colegas e servidores da Casa e, a população. 
Comentando que a frente política do prefeito eleito Valmir Pedro tem pré-candidatos (no plural) a presidente da Casa de Leis – candidato o vereador se torna ao se inscrever oficialmente em chapa durante da sessão de eleição –, Mauri Lemes assinala que toda pretensão é legítima (englobando os 13 nomes), deve ser respeitada e, que naturalmente a ala dele trabalha e sempre trabalhará para eleger o presidente.

Edição do Vapt Vupt Itinerante em Uruaçu no mês de novembro/2015: parceiros uruaçuenses (entre eles, Mauri Lemes [2º - esq.], ladeado pelo vereador local Idelmar Pedreiro [PSDB] e Valmir Pedro [meio]) e do Governo de Goiás com contemplada pelo programa, maior rede do Brasil de atendimento público ao cidadão
Mais uma edição do Vapt Vupt Itinerante em Uruaçu (março/2016): Mauri Lemes (esq.), Valmir Pedro, beneficiária, Mário Simonsen (braço direito de Thiago Peixoto) e Bruno Perillo
Casal Glauciane Marques de Oliveira Nunes/Mauri Lemes: incentivo da família – Foto: Facebook/Mauri Lemes/Arquivo
Em evento social, no ano 2011: Mauri Lemes, os irmãos Mozart Lemes/doutora Maura Lemes e Welksan Pires (amiga da família) – Foto: Marquim do Saite
Mauri Lemes (na foto, discursando durante audiência com o governador Marconi Perillo, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia): “O sucesso da Administração do Valmir Pedro é que dirá o que nós teremos pela frente. Temos bons nomes em nosso grupo político e, sabemos que o Valmir tem tudo para alavancar no cenário político, galgando e conseguindo outros cargos eletivos no futuro, inclusive na esfera nacional”

[Nota da Redação: na ocasião da ascensão de Mauri Lemes à presidência em 2015, o agora prefeito eleito disse ao JC, durante entrevista: “Eu acho que o papel do partido não é fundamental só no ano de eleição! Existem muitas pessoas que comandam partidos e usam os mesmos só em ano eleitoral. O partido tem que existir todos os anos, todos os dias, para debater, discutir, dialogar com a sociedade, usando a sua força e buscando benefícios que venham melhorar a vida da coletividade. É isso que nós, a frente do PSDB, temos procurado fazer na cidade de Uruaçu”. Os dois têm sintonia plena

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: