terça-feira, 3 de janeiro de 2017

JORNALISMO – Por aclamação, Sil se elege presidente da Câmara Municipal de Uruaçu

Sil, às 13h31 de 1º de janeiro, por aclamação, eleito presidente da Câmara Municipal de Uruaçu para o ano 2017: vereador garante que o trabalho e a união serão praticados pelos Poderes Legislativo e Executivo – Foto: Márcia Cristina  Mais fotos, abaixo

Após ausência na Câmara Municipal de Uruaçu na legislatura passada por não se reeleger em 2012, o vereador Alacir Freitas Carvalho (Sil) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Uruaçu para o ano 2017. Em 2 de outubro, ele havia se tornado campeão das urnas da cidade nortense, conquistando 697 votos.
Os demais membros da mesa diretora, eleitos em votação separada, são:
Taroba (PROS): vice-presidente
Maria das Neves (PSB): primeira-secretária
Joeli do Salão (PMDB): segundo-secretário
Rony Piettro (PMB): primeiro suplente
Divino Negão (PDT): segundo suplente
Os demais sete vereadores integrantes da Câmara na legislatura 2017-2020 são Bia (PSDB), Fábio Vasconcelos (PP), Professora Fátima (PMDB), Raimundo Ferreira (PROS), Wagner do Cais (PTB), Wanildo Freitas (PSDB) e Zé Henrique (PPS).
Distintos parlamentares usaram a palavra na tribuna, prevalecendo falas versando sobre dedicação, responsabilidade, trabalho por Uruaçu.

Prefeito e vice presentes
Do PSDB e aliado do prefeito Valmir Pedro, também tucano, Sil conseguiu o feito por aclamação (100%) quando o relógio marcava 13h31 de 1º de janeiro, em um lotado plenário Antônio de Freitas Carvalho – homenagem aprovada em março de 2001, proposta pelo então edil José Antônio de Oliveira (Xexéu).
A sessão na sede da Casa de Leis teve início após a posse coletiva dos 13 parlamentares, do novo prefeito e novo vice-prefeito (doutor Juarez [PSB]), além de assessores de Valmir Pedro, na quadra coberta do Seminário São José, em solenidade que Sil presidiu, face ter sido o primeiro colocado nas eleições.
Quando o prefeito e o vice-prefeito chegaram, Sil já tinha sido declarado presidente. Sil, que fez questão de convidar diversas autoridades e personalidades para tomarem assentos na mesa principal.

Trabalho e união
Em entrevista coletiva após a sessão, Sil disse que a iniciativa da decisão de outra chapa não ser apresentada representou maturidade, espírito de compreensão entre os colegas. “Um primo, o Zé Henrique, pretendia disputar, mas dialogamos e ficou de maneira unânime”.
O novo dirigente do Legislativo antecipa que visa presidir o órgão de maneira harmoniosa, “trabalhando com união por Uruaçu, o que seria uma resposta positiva às urnas” e que a Câmara “não será subserviente da Prefeitura, algo que nem o próprio prefeito Valmir quis ou vai querer em algum momento, pois eu conheço ele, que, aliás, tem é pedido para ajudarmos governar, inclusive sempre fiscalizando com atenção os atos do Executivo”.
O prefeito expôs novamente que o fato de ele ter atuado como vereador, na legislatura 1997-2000, é benéfico para com o propósito que reina desde outubro: “Nossa função é trabalhar para o povo e essa parceira, união só ajudam.” Valmir Pedro esclareceu que não pressiona a Casa de Leis e nem os vereadores, de quem espera “dedicação máxima para ajudar a municipalidade”.
Ao discursar na tribuna da Câmara, o prefeito expôs aos 13 edis que quando necessitarem dialogar com ele, em grupo ou individualmente, não será preciso agendar audiência.
Convidado pelo prefeito, Walzate Freitas Carvalho (Zata), presente no plenário, é o titular do Departamento de Relação Legislativa: elo do Executivo com o Legislativo. Ele foi vereador nas legislaturas 1993-1996 e 2001-2004, presidindo a Câmara nos anos 2003 e 2004.
Durante a sessão solene de posse no Seminário, Sil disse, em discurso: “Continuaremos sendo a mesma pessoa que todos nos conhecem, simples e companheiro, e com muita honra saberemos representar no parlamento o nosso partido”. Sil lembrou, no plenário: “A eleição de 2016 permitiu a grata satisfação de três primos serem eleitos: Alacir Freitas Carvalho, Wanildo Freitas de Carvalho e José Henrique Fernandes e Carvalho”.
Também: “Prefeito, vamos juntos desenvolver o espírito de otimismo, esperança e a credibilidade à nossa gente tão ansiosa por dias melhores”.
Leia entrevista feita com Sil na Redação do Jornal Cidade na manhã de 23 de dezembro, acessando http://blogdojornalcidade.blogspot.com.br/2016/12/rodada-de-entrevistas8-sil-eu-esperava.html – dentro da Rodada de Entrevistas que o periódico faz com os 13 vereadores [Em publicação jornalística deste 3 de janeiro, nesta mesma página principal, postagem destaca acontecimentos dos Poderes Executivo e Legislativo, envolvendo a sessão solene de posse e, a transmissão do cargo de prefeito, ocorrida no gabinete da Prefeitura].

Sil (dir.) na bancada principal da Câmara, ladeado pelo prefeito Valmir Pedro: novos tempos em Uruaçu, Norte de Goiás – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo

Participação popular na histórica sessão do Poder Legislativo

Sil, presidente da Câmara, ladeado pelo vice-prefeito doutor Juarez Lourindo (esq.); prefeito Valmir Pedro; e, pelos demais colegas da nova mesa diretora: Divino Negão, Maria das Neves, Taroba, Joeli do Salão e Rony Piettro

Sil e os colegas vereadores Divino Negão (esq.), Professora Fátima, Bia e Zé Henrique

Sil e os colegas vereadores Wanildo Freitas (esq.), Raimundo Ferreira, Fábio Vasconcelos e Wagner do Cais

Presidente Sil e vice Taroba recebem chaves da Casa de Leis, entregues por Luciano Bordiga, controlador interno do órgão

Convidado pelo prefeito Valmir Pedro, Walzate Freitas Carvalho (Zata) é o titular do Departamento de Relação Legislativa: elo do Executivo com o Legislativo

Valmir Pedro adentrando o plenário Antônio de Freitas Carvalho

Valmir Pedro discursa na tribuna da Casa de Leis. Cena rara: chefe do Executivo na tribuna do Legislativo

Os 13 parlamentares uruaçuenses empossados em 1º de janeiro de 2017, o prefeito Valmir Pedro e o vice-prefeito doutor Juarez Lourindo

Prefeito Valmir Pedro em entrevista após sessão no plenário da Câmara

Sil atendeu a imprensa no plenário Antônio de Freitas Carvalho

Manhã de 2 de janeiro: Sil adentra a sede da Câmara para trabalhar no primeiro dia útil do ano

Saudando servidores

Abrindo a porta do gabinete presidencial pela primeira vez

Na cadeira principal do gabinete presidencial da Câmara Municipal de Uruaçu, pela vez primeira, o filho do casal Dona Prizu/Toninho

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: