quinta-feira, 16 de março de 2017

Estudantes calungas recebem tablets para qualificação profissional

Equipamentos serão entregues nesta sexta-feira 17 de março, pela secretária Raquel Teixeira, que participará de aula inaugural na comunidade Calunga II, em Monte Alegre de Goiás.

A secretária Raquel Teixeira se fará presente na solenidade, amanhã, 12h, na comunidade Calunga II, na fazenda Riachão – Foto: Divulgação/Seduce

Por meio do Núcleo de Organização e Atendimento Educacional (Nuoaed), a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) lança dia 17 de março, em Monte Alegre de Goiás, o programa Qualificampo. A iniciativa foi criada com o objetivo de garantir aos estudantes da zona rural melhor capacitação profissional por meio da modalidade EaD (educação à distância).
A secretária Raquel Teixeira estará presente na solenidade, que será realizada às 12h na comunidade Calunga II, na fazenda Riachão. Ela participará da aula inaugural do curso e ainda fará a entrega de 200 tablets aos alunos do curso técnico em Meio Ambiente das comunidades calungas dos municípios de Monte Alegre de Goiás, Iaciara e Cavalcante.
Por conta da dificuldade de acesso à internet, a Seduce criou um atendimento diferenciado para os estudantes calungas. “A saída foi utilizarmos os recursos da plataforma Moodle, um ambiente de suporte ao ensino e aprendizagem que nos permitiu disponibilizar todo o material didático de forma off-line”, explica João Batista Peres Júnior, chefe do Nuoaed.
Peres Júnior explica que os módulos poderão ser acessados tanto por tablets quanto por meio de smartphones. A atualização dos conteúdos será realizada a cada 15 dias, durante as aulas presenciais nos polos de apoio. O curso de Meio Ambiente tem carga horária de 1,2 mil horas e duração de dois anos.

MédioTec
Peres Júnior informa também que dentro do programa Qualificampo, a Seduce já está oferecendo outros dois cursos técnicos profissionalizantes, com o objetivo de ampliar as chances dos alunos no mercado de trabalho após a conclusão do ensino médio. As duas outras opções são Lazer e Infraestrutura Escolar.
O de Lazer ofertou 420 vagas e conta com polos em São Miguel do Araguaia, Porangatu, Minaçu, Novo Gama e Goiânia. Já o de Infraestrutura Escolar, com 150 vagas, possui polos em Goiânia e Uruaçu.
Segundo o chefe do Nuoaed, os cursos estão sendo ofertados em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), por meio do programa MedioTec, lançado recentemente pelo governo federal.
“Ao todo, nesse primeiro momento, são oitocentas e trinta vagas e 15 polos de apoio”, diz Peres Júnior. Ele destaca ainda que, em Goiás, o Qualificampo levará qualificação profissional também às populações ribeirinhas, povos indígenas, assentamentos, escolas agrícolas e famílias que trabalham com agricultura familiar.
Elaine Machado Silveira, coordenadora geral de EaD do Nuoaed, reforça que todos os alunos terão apoio dos coordenadores dos polos, moderadores presenciais e de um moderador à distância.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: