segunda-feira, 20 de março de 2017

Marconi lança novo Banco do Povo de Goiás com inovações e expande atuação

Órgão já deu os primeiros passos para melhoria do atendimento; novo modelo será lançado pelo governador Marconi Perillo amanhã, 21 de março. E, confira nesta publicação, nota do governador sobre a crise no setor de carne e derivados – Fotos: Walter Alves/Governo de Goiás

Com novas linhas de crédito e novo modelo de atendimento mais moderno, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), lança, nesta terça 21, 14h, em Goiânia, o novo Banco do Povo do Estado. Na ocasião, ele assinará a nova legislação do órgão, que é de competência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento ocorrerá no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
De acordo com o superintendente do banco, Danilo Rabelo, esta será a mais importante transformação, se comparada às anteriores. “Queremos ser uma referência nacional em concessão de microcrédito. Estamos mais presentes nos municípios, fazendo visitas institucionais, expandindo cada vez mais”, destacou.
O Banco do Povo, que um dia levou de 30 a 35 dias para a concessão de crédito e para o atendimento das demandas dos cidadãos, já atende, hoje, com maior agilidade. Segundo o superintendente, o prazo médio agora é de 15 dias. “Há casos em que em apenas dez dias o crédito está liberado”, revela.

Banco do Povo Universitário
Uma  outra inovação, trazida com o novo modelo, é o Banco do Povo Universitário, destinado a estudantes e aos recém-formados, que tenham deixado o ensino superior em até três anos. Com ele, a categoria poderá abrir seus próprios empreendimentos e fomentar, assim, a economia goiana.
“No caso do recém-formado, ele pode abrir seu próprio escritório, em se tratando de contabilidade; o esteticista pode comprar maca para poder fazer uma massagem; o odontólogo pode comprar uma cadeira de dentista. Uma série de coisas”, exemplificou o superintendente.

Meio rural
Para aquelas famílias que têm propriedades de até 10 alqueires ou 50 hectares e que estão enquadradas nos requisitos legais do Banco do Povo, os serviços também serão ampliados.
O superintendente diz que os empreendedores de piscicultura (criação de peixes) poderão usar o crédito na compra de alevinos (filhotes de peixes) para a criação, principalmente, de tilápias em cativeiros, atividade que tem crescido em Goiás [leia mais sobre o Governo de Goiás, abaixo].

Crise no setor de carne e derivados
O governador Marconi Perillo condenou neste 20 de março, em nota, a conduta de frigoríficos e agentes públicos suspeitos de cometerem irregularidades nos procedimentos de fiscalização da produção de carnes bovinas, suínas e de frango no país, como apontou investigação da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF), dia 17. Ele também reprovou os graves casos de desrespeito ao consumidor, alertando, no entanto, para os riscos de crise no setor em decorrência de generalizações.
De acordo com o governador, os responsáveis por cometerem fraudes e venderem alimentos em condições inadequadas para o consumidor devem ser “rigorosa e exemplarmente punidos”. “É inadmissível esse tipo de conduta”, declarou Marconi em nota à imprensa. O governador pondera na nota que é preciso aguardar com cautela o resultado das investigações e alerta para o risco de generalizações resultarem em nova crise econômica no país.
“É fundamental que reconheçamos o trabalho e a qualidade dos frigoríficos que atuam dentro das normas e da legalidade, com absoluto respeito ao consumidor”, disse. O governador de Goiás reforça que a produção de carne e derivados é estratégica para a economia de Goiás e do Brasil, “uma vez que movimenta dezenas de bilhões de dólares nos mercados interno e externo e emprega milhões de brasileiros, direta e indiretamente”.
Operação investiga 40 empresas brasileiras do setor alimentício envolvidas em um esquema de corrupção que liberava a comercialização de alimentos produzidos por frigoríficos sem a devida fiscalização sanitária. Há indícios de que as carnes eram vendidas fora do prazo de validade, misturadas com papelão e até mesmo com substâncias cancerígenas.
Confira, abaixo, a íntegra da nota do governador:

Os frigoríficos e agentes públicos que comprovadamente cometeram irregularidades na fiscalização e certificação da produção de carne e derivados e venderam alimentos em condições inadequadas para o consumidor devem ser rigorosa e exemplarmente punidos. É inadmissível esse tipo de conduta.
Por outro lado, são preocupantes as generalizações decorrentes das investigações em curso. É fundamental que reconheçamos o trabalho e a qualidade dos frigoríficos que atuam dentro das normas e da legalidade, com absoluto respeito ao consumidor.
A produção de carne e derivados é setor estratégico da economia de Goiás e do Brasil, movimenta dezenas de bilhões de dólares nos mercados interno e externo e emprega milhões de brasileiros, direta e indiretamente.

Marconi Perillo
Governador de Goiás

(Informações, sob adaptações: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)

Nenhum comentário: