quinta-feira, 13 de abril de 2017

Governo anuncia reativação do Sistema Estadual de Museus

Na antiga capital, atividades culturais em favor dos museus – Fotos: Mônica Salvador/Seduce 




Os 73 museus presentes em 31 municípios de Goiás vão ser interligados e ganham mais dinamismo e modernidade. Na quarta-feira 12 de abril, na cidade de Goiás, pouco antes da Procissão do Fogaréu, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, reuniu autoridades municipais, estaduais e federais para a assinatura do termo de compromisso da reativação do Sistema Estadual de Museus.
Representando o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), a secretária apresentou os principais pontos da iniciativa, que será integrada ao Sistema Brasileiro de Museus, possibilitando acesso a editais, novas ações de formação e qualificação. A cerimônia contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araújo, diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan Goiás), Salma Saddi, prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos (PT), senador Wilder Morais (PP), deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN), superintendente de Patrimônio Histórico e Artístico da Seduce, Tânia Mendonça e, representantes da cidade.

Apoio essencial
Segundo a secretária, Goiás vai viver um novo momento com a reativação do Sistema e a criação dos seis novos museus no Circuito Cultural Praça Pedro Ludovico Teixeira (Goiânia), projeto do Governo estadual em fase de implantação. Para isso, Raquel disse que o apoio do Ibram e Iphan Goiás são essenciais.
Marcelo Araújo informou que a integração dos Sistemas de Museus abre perspectivas múltiplas de articulação e intercâmbio. “Temos acompanhado o projeto do Circuito Cultural com bastante interesse, e ele vai trazer uma enorme visibilidades a esse Estado tão rico”, comentou o presidente.
A reunião foi no palácio Conde dos Arcos, de onde as autoridades também acompanharam a saída da Procissão, em frente à Igreja da Boa Morte. Um pouco mais cedo, no Mercado Municipal, a secretária Raquel Teixeira participou do lançamento da Operação Semana Santa, do Corpo de Bombeiros de Goiás.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: