terça-feira, 11 de abril de 2017

Recorde histórico – Safra de grãos é estimada em 227,9 milhões de toneladas

Volume nunca antes alcançado e que representa um crescimento de 22,1% em relação à safra anterior.

No milho crescimento foi expressivo e influenciado pelas quebras de produção na safrinha passada – Fotos: Fredox Carvalho e Larissa Melo

Soja deve chegar a uma produção total de 110,2 milhões de toneladas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou em 11 de abril, o 7º levantamento de abril para a safra de grãos 2016/17. De acordo com o relatório o Brasil deve chegar aos 227,9 milhões de toneladas de grãos produzidos, volume nunca antes alcançado e que representa um crescimento de 22,1% em relação à safra anterior. Os destaques vão para soja e milho, que juntos representam quase 90% do total produzido.
De acordo com a Conab, a soja deve chegar a uma produção total de 110,2 milhões de toneladas, crescimento de 15,2% em relação à safra passada. O aumento de produtividade neste ano foi determinante neste resultado, sendo que a média nacional alcançou 54,46 sacas por hectare, resultado 14% superior ao ano anterior.
No milho o crescimento foi expressivo e influenciado pelas quebras de produção na safrinha passada. Segundo a Conab, o País deve produzir um total de 91,4 milhões de toneladas, resultado 37,5% superior ao ano passado. A segunda safra (safrinha) ainda está no campo e o resultado vai depender diretamente do volume de chuvas nas próximas semanas. As expectativas apontam para uma produção na safrinha de 61,6 milhões de toneladas, crescimento de 51% em relação à safra anterior.

Goiás
Já em Goiás, a Conab estima uma produção de cerca de 22,02 milhões de toneladas de grãos, alta de 25,5% em relação à safra anterior. O principal produto responsável por este crescimento em Goiás foi o milho, que ao se confirmar a produção de safrinha recuperará as perdas obtidas em 2016.
Segundo a Conab, a estimativa atual é de 9,8 milhões de toneladas de milho, acréscimo de 3,4 milhões de toneladas em relação a 2016. “A safrinha será responsável por 80% deste volume (7,8 milhões de toneladas), enquanto a safra de verão responde por 20% do total produzido do cereal [2,0 milhões de toneladas]”, aponta o consultor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Cristiano Palavro.
A soja também obteve um bom resultado neste ano, influenciada pelo clima mais favorável nesta safra de verão. A expectativa é que Goiás chegue aos 10,8 milhões de toneladas nesta safra, resultado 5,6% superior ao ano passado. Entre os demais produtos destacamos o algodão (+19,6%), feijão (+7,5%), girassol (-11,4%) e o sorgo (+145%) em relação à safra passada.

(Informações: Gerência de Comunicação da Faeg. Com informações da Conab)

Nenhum comentário: