segunda-feira, 17 de abril de 2017

Sil, presidente da Câmara: ‘Venham participar. Hoje temos sessão’ e ‘Se Uruaçu apresentou melhorias, a Câmara contribuiu, através dos 13 vereadores’

Sil, presidente do Legislativo: valor aos investimentos vistos em Uruaçu. “A Câmara apoia a gestão do Valmir, pois na Casa não tem nenhum inimigo de Uruaçu não!”, comenta – Foto: Márcia Cristina

Vereador Sil (dir.) e prefeito Valmir Pedro: trabalhos sérios e em favor da comunidade – Foto: Márcia Cristina

Van entregue, com participação de autoridades de diferentes esferas: local, estadual e federal. Na foto (antes da cerimônia), vereador Raimundo Ferreira (PROS) (esq.); David Damacena, secretário municipal da Saúde; Mauri Lemes, presidente do PSDB local; Sil; vereador Zé Henrique (PPS); e, Moacir Galdino, chefe de Gabinete do prefeito Valmir Pedro – Foto: Márcia Cristina

Programa Revitaliza – 1ª Etapa: um dos benefícios citados por Sil – Imagem: Divulgação/Prefeitura

Falando ao Jornal Cidade, sobre melhorias estruturantes praticadas em Uruaçu desde 1º de janeiro, o vereador Alacir Freitas (Sil [PSDB]), presidente da Câmara Municipal da cidade nortense, destaca a visão empreendedora do prefeito Valmir Pedro (PSDB) quanto a investimentos materiais e humanos para a municipalidade.
“Isso é o fortalecimento do patrimônio público, que fica para o Município e a população. Eu, mais o Valmir e todos os vereadores estamos empenhados, planejamos fazer muito. Em pouco tempo, envolvendo mais veículos, entregaremos ambulâncias. Esse conjunto de reforço é a maior maravilha e, se todos os governos tivessem feito isso, a Prefeitura de Uruaçu não teria ficado na situação crítica vista”, assinala.
Listando veículos entregues para a comunidade, Sil evidencia a importância de cada suporte: “Já imaginou o quanto aquele Ônibus é essencial?!?”. Em 10 de março, um Ônibus, contendo elevador de cadeira de rodas, foi disponibilizado com a finalidade de transportar pacientes que realizam hemodiálise em Goianésia, cidade do Vale do São patrício goiano.
“E a Van, outra grande conquista da área da saúde?!?”, se referindo ao veículo Van Mercedes-Benz Sprinter, com capacidade para 21 lugares, usada para transportar pacientes que realizam procedimentos médicos em Goiânia. Com investimento de R$189 mil, foi adquirida com recursos de emendas parlamentares indicadas pelo deputado federal Thiago Peixoto (PSD) e pela deputada estadual Eliane Pinheiro (PMN).
Observando que o prefeito tem investido nas estruturas de diferentes áreas, citou a mini carregadeira Bobcat Terex, possível através de emenda parlamentar do deputado federal Lucas Vergilio (Solidariedade) e entregue dia 7 de abril.
Para Sil – envolvendo a saúde pública –, Uruaçu era para se encontrar em patamar qualificado em termos de estruturas material e humana, algo não possível devido a falta de empenho maior de gestores passados. “Não estaria nessa calamidade, de levar o pessoal para Goiânia praticamente todo dia, falando de saúde pública. Pelo contrário: traríamos boa estrutura de lá para cá, implantando serviços na cidade, trazendo muitos médicos e outros profissionais, pagando bem. Ou seja: competindo com médios e grandes centros. Enquanto nós não temos conforme a necessidade exigida, continuamos levando para Goiânia, Goianésia, Anápolis, Ceres e, daí a importância desses veículos. Mas, se Deus quiser, daqui uns tempos teremos o funcionamento do nosso Hospital Regional de Uruaçu”.
Salientando que o prefeito está no caminho certo, reforça: “A Câmara apoia a gestão do Valmir, pois na Casa não tem nenhum inimigo de Uruaçu não! Todos nós garantimos que de agora para frente, desde 1º de janeiro, está mudando para melhor, com o nosso dinheiro sendo em prol do cidadão”.
Da mesma forma, Sil memoriza a série de relevantes investimentos realizados pelo prefeito em poucos dias de governo. “Da área do Desporto e Lazer ao setor da Agricultura. Educação ao segmento da Habitação. Do investimento no funcionalismo público aos recursos destinados para um melhor atendimento na Saúde... É muita iniciativa e vai melhorar muito mais. Pode anotar”, manifesta o presidente, frisando que em maio será lançada a etapa inicial do programa Revitaliza. “Graças a Deus, vamos ter nossas ruas e avenidas recuperadas, depois de muitos e muitos anos”, comemora o vereador.

Política x atuação parlamentar e executiva
Segundo o presidente, a Câmara é independente e todos os edis são cientes de suas responsabilidades parlamentares, enquanto representantes da população. “Graças a Deus, toda vez que o Valmir precisou, sempre mirando no que é para o bem do Município, os vereadores contribuíram. Quando acaba a campanha política, em outubro, no nosso caso – é meu pensamento antigo –, devemos unir e trazermos benefícios em prol da cidade de Uruaçu. Depois, na época da próxima politica, lá na frente, vamos ter o partidarismo. Não tem problema nenhum, não sou contra! Mas que se faça isso com democracia e respeito na hora certa. E tem mais uma: os vereadores estão aí, trabalhando... Os 13. Vamos trabalhar muito mais, pois estamos na Câmara para isso, ajudando Uruaçu aqui, ali. Na Câmara, temos muita obrigação e, cumprimos todas”.
Destacando os espíritos republicano e democrático, Sil comenta ser impossível trabalhar contra Uruaçu. “Eu, por exemplo, nas minhas outras três legislaturas [2001-2004, 2005-2008 e 2009-2012], ‘toda vida’ contribui para os mandatos deles, prefeitos. Quando tiver crítica, faça uma crítica construtiva, chame atenção do Poder Executivo, para melhorar o município nisso ou naquilo. O vereador deve ser assim! Tem gente que é ferrenha, não sei para quê isso! Da mesma forma que ajudei antes, quero ajudar o Valmir agora, pois ele é o nosso prefeito e tem as melhores das intenções. Trabalhei em parceria, sempre responsável, com o Lourenço [Lourencinho, prefeito no mandato 2009-2012] e também posso falar dos outros pleitos para trás, com a saudosa Marisa [Araújo, prefeita 2001-2004, 2005-2008]”.
“Se Uruaçu apresentou melhorias nesses poucos meses de 2017, podem ter certeza que a Câmara contribuiu para com essas melhorias, através dos 13 vereadores. Nenhum de nós faltamos com as nossa responsabilidades”, disse ao responder ao JC sobre outro espírito: o da grandeza pública.

Sessão nesta segunda 17 de abril
Nesta segunda-feira 17 de abril, mais uma sessão ordinária será realizada no plenário do Legislativo de Uruaçu. O presidente da Casa de Leis, que conta com outros 12 vereadores, relembra que todo cidadão pode participar das sessões, inclusive com voz e vez no decorrer dos trabalhos, através do programa Tribuna Livre. Antes, porém, é preciso se inscrever na Secretaria da Câmara. “Venham participar. Hoje temos sessão”.
Na mesa diretora 2017, além de Sil a Câmara tem os representantes:
-Taroba (PROS): vice-presidente - ver.antoniosouza@camaramuruacu.go.gov.br
-Maria das Neves (PSB): primeira-secretária - ver.mariadasneves@camaramuruacu.go.gov.br
-Joeli do Salão (PMDB): segundo-secretário - ver.joeligomes@camaramuruacu.go.gov.br
-Rony Piettro (PMB): primeiro suplente - ver.ronypietro@camaramuruacu.go.gov.br
-Divino Negão (PDT): segundo suplente - ver.divino@camaramuruacu.go.gov.br
Os demais sete pares são:
-Fábio Vasconcelos (PP) - ver.fabio@camaramuruacu.go.gov.br
-Professora Fátima (PMDB) - ver.fatima@camaramuruacu.go.gov.br
-Raimundo Ferreira (PROS) - ver.raimundo@camaramuruacu.go.gov.br
-Wagner do Cais (PTB) - ver.wagner@camaramuruacu.go.gov.br

Sessões via internet
Neste ano, os trabalhos da legislatura 2017-2020 tiveram início dia 15 de fevereiro, conforme noticiava o Jornal Cidade: http://www.jotacidade.com/colunas/exibir.php?noticia_id=2271&noticia_link=6. E, http://www.jotacidade.com/ktml2/files/uploads/pdf/cidade250a.pdf.
Outras informações: http://www.camaramuruacu.go.gov.br/ – Através desse Portal é possível acompanhar, ao vivo, as sessões; questionar; sugerir; sanar dúvidas. Faça o seu contato. Indique o endereço eletrônico.
Leia mais – 100 dias de governo: mudando a história de Uruaçu: http://www.uruacu.go.gov.br/portal2/100-dias-de-governo.html.

Câmara: aberta para o público, através dos 13 vereadores e dos servidores – Foto: Jota Marcelo

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: