domingo, 16 de julho de 2017

‘Feira do Agronegócio’ – SRU pede apoio à Faeg para alavancar evento

2ª Feira do Agronegócio do Norte Goiano, com acesso gratuito e promovida pelo Sindicato Rural de Uruaçu, tem conteúdo técnico, com explanações e debates sobre o crescente segmento, interagindo em setores da cadeia produtiva. Produtores comentam sobre o evento, um dos atrativos da 34ª Exposição Agropecuária de Uruaçu. SRU pede apoio maior para Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Ozires Ribeiro Silva: na abertura oficial, pedido de apoio maior da Faeg para a realização da Feira do Agronegócio do Norte Goiano... – Fotos: Márcia Cristina e Jota Marcelo 

...Desenvolvendo mais o setor do agronegócio 

José Mário Schreiner, presidente da Faeg: participação na abertura e valorização ao trabalho do Sindicato Rural de Uruaçu 

Cidervane Rabelo, superintendente municipal de Agricultura e Pecuária/Prefeitura, representou o prefeito Valmir Pedro, disse ser primordial criação da Secretaria da Agricultura uruaçuense 

Produtores rurais de Uruaçu e da região: contribuição com a economia do Brasil... 

...Através do agronegócio e suas atividades agrícola e pecuária, Uruaçu voltou a crescer economicamente 

José Mário e parte da equipe Semear 

 SRU: Ozires Ribeiro Silva presidente e Túlio Garcia vice-presidente e, diretores agradecem os presentes, parceiros, patrocinadores, apoiadores

Na abertura, juiz Leonardo Naciff (doutor Leonardo [Comarca de Uruaçu]) (esq.); Cidervane Rabelo; vereadores Wagner do Cais, Fábio Vasconcelos e Bia; Ozires; vereadores Maria das Neves e Raimundo Ferreira; José Mário; e, vereador Zé Henrique

Ozires, vereador Rony Piettro e José Mário 

Palestras da 2ª Feira do AgronegócioLucro ou prejuízo: quem defende 

Participação, sempre, gratuita. Palestra Safrinha de boi - Produza uma @ mais barata 

Palestras, como Benefícios dos Probióticos na Produtividade Bovina, ajudam no repasse de conhecimentos atualizados 

Túlio Garcia (centro) destaca: “Os estandes dos expositores abrilhantam a Feira”... 

...“O Sindicato só tem o que agradecer aos expositores”, categoriza Túlio Garcia

José Mário e dois jovens produtores: os irmãos Túlio e Thiago Garcia 

Na abertura da Feira, dois produtores tradicionais: Protásio Carlos Rabelo e Mozart Antônio de Vasconcelos 

Doutor Rodrigo Fernandes (esq), Ozires Ribeiro Silva e Célio Souza Moreira 

 Noivos Camila Donegá/doutor Leonardo: valorização ao setor do agronegócio

Mobilizador Itamar Ribeiro Nascimento (Senar Goiás/Uruaçu) (esq.), Ozires e José Mário: alface cultivada na água

Espaço Senar Goiás: produção de alambique 

Espaço Senar Goiás: Degustação 

Ozires e José Mário durante visitação aos cursos Senar Goiás  Mais fotos, abaixo  


Na abertura da 2ª Feira do Agronegócio do Norte Goiano, promovida pelo Sindicato Rural de Uruaçu, entre 4 e 8 de julho, o presidente Ozires Ribeiro Silva solicitou à Federação que apoie expansivamente o SRU a partir da terceira edição, em 2018, com ações pontuais em curto, médio e longo prazos, inclusive com divulgação; selecionando palestras; elaboração e execução de projetos de capacitação profissional, via atividades teóricas e práticas; convidando autoridades, personalidades, profissionais do agronegócio federais, estaduais, regionais; convencendo expositores de diferentes centros a participarem; estrutura e logística; e, com recursos para cobrir parte das despesas.
Presente na cerimônia da manhã de 5 de julho, José Mário Schreiner, presidente da Faeg; do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás); e, vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), se comprometeu em apoiar na medida do possível e, lembrou ter presença constante em Uruaçu e na região. Ele exprimiu que a reivindicação é justa e, enalteceu a ideia, o esforço do SRU em criar, já estar no segundo ano da Feira do Agronegócio.
Citando fatores e necessidades, como crescimento, qualidade maior, grande número de novidades, tecnologias apresentadas, estandes triplicados (e, até mais), participação satisfatória de atores do ramo (agronegócio), Ozires manifestou que o SRU atua atento às demandas do setor produtivo do Norte goiano, além de partes das regiões do Vale do São Patrício e do Nordeste do Estado e, de uma parte do Tocantins, tamanha é a gama de atuação de produtores rurais domiciliados em Uruaçu e cidades vizinhas. Entre os maiores produtores de soja, milho e, criadores de gado do Norte goiano, por exemplo, alguns deles residem em Uruaçu.
Em entrevista ao Jornal Cidade, José Mário frisou que a Faeg colabora com o Sindicato em outras frentes, inclusive na realização da 34ª Exposição Agropecuária de Uruaçu, ocorrida de 30 de junho a 9 de julho e, que a parceria só aumentará, pois a Feira também passará a receber apoio específico. Perguntado sobre a relevância da interiorização e regionalização dos eventos da cadeia produtiva agrícola ou pecuária em Goiás, o presidente da Federação comentou que “o Estado, num todo, só tem a ganhar com isso, razão a mais para a Faeg prestigiar de formas diversas e, com nós marcando presença, através da presidência ou de outros diretores, além dos nossos técnicos”.
Assinalando ser ciente das dificuldades para realizar os eventos, o presidente da Faeg classificou Ozires e os demais diretores como pessoas dedicadas, com a preocupação de levarem aos produtores mais informações precisas, por meio da Feira, que através de suas palestras proporcionam transmissão de conhecimentos.
José Mário visitou estandes, barracas, o escritório do SRU, conversou com produtores, elogiou in loco mobilizador, professores e alunos que lidavam com cursos, e, aproveitou ser época do ápice dos 86 anos de emancipação político-administrativa de Uruaçu para registrar parabéns ao Município, dizendo que a localidade é um dos celeiros de honrados produtores rurais.
Na entrevista e ao usar a palavra no evento, José Mário fez balanço de recentes fatores negativos enfrentados pelo agronegócio, indo da operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF) de Curitiba-PR, passando pelas consequências das delações dos irmãos-empresários Joesley e Wesley Batista (da JBS) e que envolvem Michel Temer (PMDB), presidente da República, chegando até o embargo da carne brasileira pelos Estados Unidos.
Superintendente municipal de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, o medico veterinário Cidervane Rabelo representou Valmir Pedro (PSDB), justificando que o prefeito estava em viagem oficial, assinando convênio para repasse de verba federal para equipar o Hospital de Urgências de Uruaçu. Comentando melhor adequação administrativa junto aos governos federal e estadual, disse ser interessante transformar a Superintendência em Secretaria Municipal da Agricultura e pediu apoio aos parceiros Sindicato, Faeg, Senar Goiás e aos produtores para o intento, via diálogos com o chefe do Executivo local.
Prestigiando, na composição da mesa estavam o juiz Leonardo Naciff (doutor Leonardo), da Comarca de Uruaçu e, doutor Rodrigo Fernandes (que discursou chamando atenção para a força do agronegócio, enaltecendo parcerias por uma Feira cada vez mais sólida), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) - Subseção Uruaçu, ambos de ligação com a área do agronegócio.

Futuro
Sempre mirando o futuro, o bem coletivo e, destacando que a Feira tem potencial para crescer e se qualificar de maneira contínua, Ozires disse à reportagem que os pedidos, as propostas externadas foram elaboradas em conjunto com o vice-presidente Túlio Garcia e outros diretores.
“Eu não tenho a menor dúvida de que a Feira do Agronegócio, muito importante para a economia da região, possa crescer, ampliando a relação comercial do agronegócio através dos produtores e dos expositores”, prevê.
Ozires enfatiza que a atividade do agronegócio no Estado é de sucesso, com Uruaçu contribuindo bastante para esse êxito. “Com um bom planejamento, a produção futura só aumentará e, buscando conhecimentos maiores e atualizados através da Feira é que podemos atingir o de melhor, ainda mais com tantas tecnologias”, acentua.

Palestras
Com o propósito de fomentar a economia regional, ajudar aumentar a força do agronegócio em geral, inclusive gerando mais empregos e renda, o Sindicato, presidido por Ozires, que sempre conta com o apoio do vice Túlio Garcia, promove a Feira do Agronegócio na opção gratuita e aberta para participação popular. Todas as atividades do evento se realizaram em estande montado no Parque de Exposições Durval Ponce Leones, espaço da realização da 34ª Expoagro.
Os participantes puderam também visitar outros vários estandes, onde veículos, maquinários, produtos, mercadorias, suportes, negócios, financiamentos eram oferecidos por expositores participantes do acontecimento e, da Exposição Agropecuária. O ciclo de palestras assim se desenvolveu:
Dia 5: Lucro ou prejuízo: quem defende, liderada pela equipe da Semear, com o palestrante-engenheiro agrônomo Maércio de Gois Portilho.
Dia 6: Safrinha de boi - Produza uma @ mais barata, proferida por Wellington Aziani, supervisor técnico comercial da DSM Produtos Nutricionais Brasil S.A..
Também dia 6, foi ofertada a palestra Benefícios dos Probióticos na Produtividade Bovina, ministrada por doutor Rodrigo Monteiro, da Imeve Saúde e Nutrição Animal.
A palestra Inércia (da Agência Q9 [Uberlândia-MG]), comédia inteligente com humor sobre atitudes positivas frente às constantes mudanças para administrar o estresse, programada para 4 de julho, foi remanejada para oportunidade posterior.
Leia mais nas submatérias.

(Jota Marcelo e Márcia Cristina)


“Nossos filhos vão tomar o ‘cabresto’ da ‘Feira’”

Túlio Garcia, vice-presidente do Sindicato: “Buscamos sempre a inovação, através de novas tecnologias” – Fotos: Márcia Cristina 

Para Beto Ribeiro, tecnificar a Feira era a grande alavanca que necessitava

 Weder Ribeiro: “Daqui uns ‘dias’ vão ter a terceira, quarta, quinta, daqui uns dias nossos filhos vão tomar o ‘cabresto’ da ‘Feira’”


Parceria Faeg-SRU, presididos por José Mário e Ozires: conquista coletiva  Mais fotos, abaixo


A reportagem do Jornal Cidade ouviu produtores rurais dos quadros do Sindicato Rural de Uruaçu (SRU), presidido por Ozires Ribeiro Silva, que asseguram: a Feira do Agronegócio do Norte Goiano se solidificará cada vez mais, algo benéfico para a região e vizinhança.
Do vice-presidente Túlio Garcia: “O propósito da ‘Feira’, desde quando foi idealizada, é importante e as hoje grandes ‘Feiras’ começaram assim, depois viraram fenômenos. Nós queremos fortalecê-la. Conhecemos algumas, o Ozires também e vale a pena promover. A economia fica mais movimentada, negócios são fechados. Buscamos sempre a inovação, através de novas tecnologias. Apresentando novidades, com as tendências do mercado para o agronegócio, é que os produtores são nutridos com informações atualizadas, algo que todos precisam”.
Explicando que as palestras são definidas com critério, focando pautas de interesse coletivo do agronegócio, Túlio Garcia comenta que são sempre gratuitas e sem necessidade de inscrição. “Elas oferecem conteúdos importantes aos participantes, é a oportunidade para adquirirmos outros conhecimentos, sabermos das novidades, das novas tecnologias do agronegócio de maneira mais ampla”, analisa.
Pessoa de elegância elogiável, Túlio Garcia assegura que “os estandes dos expositores abrilhantam a ‘Feira do Agronegócio’” e que “o Sindicato só tem o que agradecer aos expositores, da mesma forma aos nossos parceiros: Fieg [Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás], com o José Mário [presidente], que faz questão de comparecer, Senar Goiás [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás], Governo de Goiás, ao prefeito [de Uruaçu] Valmir Pedro [PSDB], os outros diretores do Sindicato, os produtores rurais, o público em geral. Sem os parceiros não conseguiríamos promover os eventos do Sindicato”.

‘Outro formato, outra visão’
Beto Ribeiro, médico veterinário, observa que a Feira é técnica. “Devemos pensar que nós temos que evoluir nesse ponto. A pecuária tomou outro formato, outra visão, a modernização desse novo grupo que está aí é importante, principalmente porque conseguimos agora tecnificar a Feira, era a grande alavanca que precisávamos. Hoje temos parceiros, lojas, empresas envolvidas nesse processo e estamos cada dia mais fazendo com que essa ferramenta seja realmente utilizada pelo produtor rural. Temos que pensar: apesar da ‘Exposição’ em si, das ‘Mostras’, dos ‘shows’ serem importantes, a parte técnica é um legado que fica de aprendizado para o produtor, tanto com as palestras, quanto com as novas tecnologias que são apresentadas no mercado. Vejo que o presidente Ozires, juntamente com a Prefeitura de Uruaçu, através da parceria, estão de parabéns, pois é importante o Sindicato ter parceiros, patrocinadores, pois assim se consegue os objetivos coletivos”.
Também comerciante do agronegócio, Beto Ribeiro manifesta: “Era um grande sonho meu e, quando assumi o Sindicato em 2007, consegui fazer a [Feira] ‘Tecnoleite’, bem pequenino, um corredor, mas, na época, o maior empreendimento nosso na região era o leite. Hoje expandiu para agropecuária. A parte de pecuária e a parte agrícola hoje são o grande ‘boom’ do agronegócio de Uruaçu. Ela representa a necessidade que temos para que o mercado realmente fique equilibrado, que o produtor consiga trazer, buscar ferramentas, na Feira do Agronegócio, suficientes para que o negócio dele dê lucro. Parabéns a todos os participantes e está de parabéns a organização”.

‘Está fluindo’
Já Weder Silva Ribeiro, empreendedor do agronegócio e presidente do Sindicato no mandato anterior, disse à reportagem que Ozires, irmão dele, e, a diretoria, acertaram em criar o evento. “Tenho que parabenizar muito o presidente pela ideia e, realização da segunda edição da Feira, acontecendo em Uruaçu. E, todos os outros diretores, agradecer aos participantes, com seus estandes. A Feira do Agronegócio, ‘plantada’ pelo Ozires, é uma iniciativa que está fluindo, graças a Deus, através de empenho grande do presidente e isso é muito bom para o Norte de Goiás. Que essa Feira vire tradição na região. Daqui uns ‘dias’ vão ter a terceira, quarta, quinta, daqui uns dias nossos filhos vão tomar o ‘cabresto’ da Feira. Uruaçu, bem centralizado nesta parte do Estado, daqui uns dias vai ser a ‘Princesa do Norte de Goiás’. Temos só o que agradecer ao Governo de Goiás, ao José Mário, presidente da Federação e parceiro do Sindicato. Ao Senar, que sempre traz bons cursos, através do mobilizador de Uruaçu, Itamar [Ribeiro Nascimento] e, dos técnicos. Também ao prefeito Valmir Pedro, que está ajudando muito e, estamos na expectativa de ser um bom prefeito. Dentro de poucos meses está fazendo um trabalho brilhante. Fomos oposição [campanha 2016], mas parabenizo ele pelo trabalho que tem feito. Ele está de parabéns!”.
Quanto à Exposição Agropecuária em si, expressando que “fazer uma Festa, para a população e os visitantes, da envergadura igual se tornou o evento de 2017, sem ajuda do Município e do Governo de Goiás, é impossível”, Weder Ribeiro memoriza: “Já estive aqui como presidente durante três anos, fiz três festas e não é fácil. Não faz, não acontece sem parcerias, patrocínios. Temos que agradecer muito o governador [de Goiás, Marconi Perillo {PSDB}], o prefeito e as entidades, o pessoal que trouxe os estandes, agradecer o Reuder [Moreira; empresário local do ramo de entretenimento] pela bela estrutura! Trouxe o ‘show’ do Wesley Safadão – embora foi pago –, se tornou um marco para Uruaçu. Nunca veio um cantor dessa envergadura tão boa. No dia 3 [de julho], o Parque estava lotado de gente. Parabéns para ele também, parceiro do Sindicato. Já fiz várias ‘Festas’ [Agropecuárias] com ele. Tenho que agradecê-lo. Os parceiros é quem faz a Festa”.
Nota da Redação: em parceria com o Sindicato Rural, Reuder igualmente ajudou na promoção de outros shows neste ano
Outras informações sobre a Exposição/2017 na submatéria final

(Jota Marcelo e Márcia Cristina)


Ozires sobre ‘Exposição Agropecuária’: ‘Realizamos com o apoio de parceiros’

Presidente Ozires Ribeiro Silva: “A ‘Exposição Agropecuária’ é de todos e movimenta a economia de Uruaçu” – Foto: Osvando Teixeira/jornal Correio do Povo (Uruaçu) 

Festa Agropecuária atraiu público de toda a região. Com entrada franca ou através da doação de um quilo de alimento na maioria dos dias, público compareceu – Foto: Foto Fama (Uruaçu) 

Noite que mais recebeu público: 3 de julho, show de Wesley Safadão – Foto: Fã Clube Oficial Safadão na veia 

Rodeio: um dos atrativos do evento – Fotos do Rodeio: Osvando Teixeira/jornal Correio do Povo (Uruaçu) 

Rodeio: peões, atrativos maiores 

Rodeio: presidente Ozires adentra a Arena 

Rodeio: da mesma forma, o prefeito Valmir Pedro e a primeira-dama Anne Ligia 

Rodeio: diretoria do Sindicato e convidados 

 O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), enviou ofício parabenizando o SRU pela realização da 34ª Expoagro  Imagens: reprodução

Ofício governamental  Mais fotos, abaixo  

Com diferentes atrações e em clima de paz, a 34ª Exposição Agropecuária de Uruaçu (34ª Expoagro), realizada de 30 de junho a 9 de julho pelo Sindicato Rural de Uruaçu (em parceria com Reuder Moreira, empresário da área do entretenimento, via Camarote SUMIU UAI!), superou as expectativas, ainda mais em tempos de dificuldades financeiras acentuadas. Essa é a avaliação do comando do SRU.
“É muito trabalho e realizamos com o apoio de parceiros, aos quais nós só temos que dizer ‘muito obrigado’”, comenta o presidente Ozires Ribeiro Silva, listando o Governo de Goiás (R$150 mil, através de emenda parlamentar do deputado estadual Jean Carlo [PHS]), a Prefeitura de Uruaçu (apoio de R$120 mil), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), a entidade Cavaleiros de Sant’Ana, Reuder Moreira, o deputado Jean Carlo (apoio dos R$150 mil), os expositores, toda a diretoria do SRU (começando por Túlio Garcia, vice-presidente de apoio ímpar), os produtores rurais e o público do Parque de Exposições Durval Ponce Leones.
O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), enviou um ofício parabenizando o SRU pela realização. Na saudação, também elogiou o trabalho da entidade e a disponibilidade de realizar o evento. Enalteceu também recentes investimentos destinados para a cidade do Norte goiano. Vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB) teria confirmado presença, para participar da abertura do Rodeio dia 6, porém, momentos antes avisou que não se faria presente.
“Foi com a seriedade das duas partes, o diálogo, o respeito que temos um pelo outro, que o Sindicato e a Prefeitura, através do prefeito Valmir Pedro [PSDB], constituímos uma boa parceria, em que quem sai ganhando são o público e a população. A ‘Exposição Agropecuária’ é de todos e movimenta a economia de Uruaçu”, assinala Ozires, sempre atencioso diante das reportagens do Jornal Cidade. “Devemos registrar também o nosso muito obrigado ao Jean Carlo, deputado que se preocupa em ajudar Uruaçu. Através do esforço dele, conseguimos apoio para cobrir parte das despesas com a realização do evento”, releva.

Musicalidade
Os shows aconteceram dentro da normalidade. No pouso da Cavalgada, noite de 30 de junho, Rio Negro & Solimões. 3 de julho ficou por conta da animação de Wesley Safadão, em iniciativa de Reuder Moreira. Veio a noite de 6 de julho e foi a vez de Di Paullo & Paulino, com Israel & Rodolffo na data seguinte e, Racyne & Rafael no sábado 8.
Oferecendo shows alternativos que vão da cena musical uruaçuense, passando pelo regionalismo, de âmbito estadual e indo até atrações nacionais, o Camarote Sumiu UAI! – uma boate no interior do Parque Agropecuário –, atrai milhares de adeptos, somando as noites da Pecuária, que se divertem ao som de DJs, cantores e duplas do ritmo sertanejo universitário, chegando a um badalado nome, como é Wesley Safadão. O artista se apresenta no placo principal da Exposição Agropecuária e, adentra a boate. Outros têm apresentações exclusivas na boate, onde o frequentador vê e é visto.
Ozires afirmou ao JC: “Muito importante a parceria e a participação do Reuder Moreira, pois ele ajuda abrilhantar a ‘Festa Agropecuária’, além de fomentar ainda mais a economia, com geração de empregos e renda. Da mesma forma, abrindo oportunidades para muita gente prestar serviço. Firmamos outra grande parceria com o Reuder, que sempre foi parceiro extremamente importante. Ele é um empreendedor renomado”.
“Com o Reuder, não poderia ser diferente, pois ele é do ramo e, sabe, como pouca gente no País, lidar com os espetáculos do entretenimento, inovando sempre. Uruaçu recebeu no dia 3, uma das maiores atrações do cenário musical dos últimos anos, que é o cantor Wesley Safadão.”, complementa o dirigente sindical.

Rodeio
Nas noites do Rodeio, o delírio do público amante do esporte, composto por muitos peões, sob reponsabilidade da Companhia de Rodeio João Palestino. Na narração, Cuiabano Lima.
De tão lotado, na noite da abertura, por exemplo, muita gente não teve como adentrar o espaço que abriga a arena.

Outros atrativos
Uma Festa Agropecuária se diversifica ao longo dos dias e, entre outras opções, o Sindicato praticou mais algumas iniciativas:
-Feira do Agronegócio do Norte Goiano (já destacada nesta postagem).
-Negócios: produtos e prestação de serviços expostos resultaram em fechamento de transações comerciais, inclusive, com a realização de um leilão de gado.
-Cursos: nunca que os cursos do Senar Goiás são demais. Quanto mais, melhor, com capacitações.
-Parque de Diversões: alegria garantida para a criançada. Dia 9 de julho, muitos ingressos adquiridos pelo SRU e por aliados foram distribuídos para crianças carentes, que se divertiram.
Ozires prega ser importante promover a Expoagro com o máximo de diversidades e inovações, lembrando que, desde a Cavalgada (que abre a evento), desde a barraca mais humilde do Parque de Exposições; do Parquinho de Diversões, vendedor de algodão-doce circulando pelo espaço – passando pelos cursos ministrados; pelos animais expostos; pelo Rodeio; pela realização da ‘Feira do Agronegócio’ –, e, indo aos produtos, mercadorias comercializados em rodadas de negociações, apoiadas por instituições de crédito; indo à grade de shows, tudo é fortificante e contribui para com uma qualificada ‘Mostra Agropecuária’, comenta Ozires.

Prefeitura
A Prefeitura de Uruaçu patrocinou 100% do Rodeio, no valor de R$120 mil, dividido em quatro parcelas. Colaborou também com outras iniciativas, como a limpeza pública.
“Eu e o Ozires não tivemos e não temos problema algum”, comentou Valmir Pedro aos editores do JC, Jota Marcelo e Márcia Cristina, minutos antes de reunião, transcorrida no espaço mais reservado do local de trabalho do prefeito na manhã de 7 de junho. “Estamos empenhados em realizar uma grande ‘Exposição’, um evento de qualidade e, temos parceria com o Valmir e o Governo de Goiás”, disse Ozires ao JC na mesma ocasião, com a desenvoltura de sempre: ele jamais desrespeitou a pessoa de Valmir, com quem já tratou de parcerias em épocas passadas. Mesmo sem ocupar cargos eletivos antes de 1º de janeiro deste ano, o agora prefeito já havia ajudado o Sindicato ser contemplado com emendas parlamentares e outros suportes para bancar shows e cobrir outras despesas. O prefeito explicou, de maneira clara, à reportagem que espontaneamente a Prefeitura ajudaria, dentro das possibilidades, a realização da Pecuária.
Em informações da Assessoria de Imprensa de Jean Carlo, ele conseguiu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), destinar R$150 mil para a promoção do evento, valor economizado pelo Sindicato, e destinado ao Sindicato para contratar as duplas Di Paullo & Paulino e Racyne & Rafael. Ajuda essa, que possibilitou ao Sindicato determinar que apenas um quilo de alimento [não perecível] fosse exigido na entrada nas noites desses shows. Nos demais dias (cujos atrativos musicais estiveram a cargo da responsabilidade da parceria SRU-Camarote SUMIU UAI!, foi pago acesso ao Parque. Atendendo a lei, a Prefeitura cuidou dos procedimentos de tramitação e destinação da emenda.
“O pessoal do Sindicato Rural e o empresário Reuder Moreira me procuraram e solicitaram ajuda diante do governo estadual. Falei com o governador Marconi Perillo, que agiu prontamente para a realização da ‘Festa’”, detalhou Jean.
A importância da Expoagro para o Norte foi essencial para destinação da verba. “O evento vai girar milhões de reais não só para Uruaçu, como para toda a região. A rede hoteleira, os restaurantes, o comércio. A economia se movimenta e todos saem ganhando, ainda mais no momento de crise em que o País passa”, narrou o parlamentar.
Servidores da Secretaria Municipal da Promoção Social (SMPS) trabalharam na portaria nas noites das apresentações de Di Paullo & Paulino e Racyne & Rafael. “Os alimentos arrecadados terão a devida e correta destinação”, ressaltou com antecedência o prefeito.

SED
A SED, cujo titular é Francisco Gonzaga Pontes, também se fez presente na Pecuária com estande, coordenado por Wasley Dantas – assessorado por Eli de Menezes Rodrigues –, que, à reportagem disse ser vital a interiorização de eventos desse naipe, movimentando a economia dos Municípios sedes e de suas regiões. Dantas disse também: “Com bons projetos apresentados por pretensos parceiros, fundamentados e que realmente ajudam no desenvolvimento regional, a SED recepciona, avalia a viabilidade e, tudo dentro da normalidade, seguindo as condições financeiras, o apoio é disponibilizado”.
Com a experiência de já ter participado de várias missões nacionais e internacionais, inclusive em Feiras, Congressos, Rodadas de Negociação, Exposições Comerciais o técnico-executivo do Governo de Goiás comenta que o interior goiano é constituído de empresas, empresários, entidades que ajudam para com o sucesso econômico de Goiás. “Quando das missões de nossas delegações, buscamos informações e investimentos para o Estado num todo, envolvendo suas regiões”, assegura, acrescentando que a gestão estadual prioriza contemplar diferentes partes do Estado para instalação de novas empresas e indústrias. “A SED atua visando fortalecer a economia goiana e isso passa pela atenção que dispensamos para quem quer financiar projetos, exportar produtos, bem como, ajudando implantar empreendimentos estaduais, nacionais e internacionais nas regiões”.
Visitando diferentes vezes o estande da SED, o empreendedor urbano e rural Mauri Lemes, também presidente do PSDB uruaçuense, disse à reportagem que o interesse da Pasta Estadual em apoiar iniciativas do quilate da Exposição Agropecuária é motivo de agradecimento especial. “Eu agradeço ao governador Marconi, ao nosso vice-governador José Eliton, a toda a equipe da SED, que olham com atenção para Uruaçu e, isso é muito importante. Fica aqui registrada minha sincera gratidão ao Wasley, presente em nossa cidade, com o estande e apoiando a nossa economia”.
A SED também apoiou a realização do evento Temporada de Férias, promovido pela Prefeitura de Uruaçu entre 15 e 23 de julho.

Wasley Dantas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico: “A SED recepciona, avalia a viabilidade e, tudo dentro da normalidade, seguindo as condições financeiras, o apoio é disponibilizado” 

Mauri Lemes (dir.), ladeado por Eli de Menezes Rodrigues: “Agradeço ao governador Marconi, ao vice José Eliton, a toda a equipe da SED, que olham com atenção para Uruaçu e, isso é muito importante” 

Mauri Lemes, Mozart Vasconcelos (vereador, prefeito de Uruaçu nos anos 1970 e 1980) e minerador Mozart Lemes (esq.) no estande da SED 

Estande Senar Goiás: preparo de deliciosa carne defumada, sob comando do instrutor Túlio Guimarães (dir.). Visita de Mauri Lemes 

Estande Senar Goiás: mais produção de alambique. Mauri Lemes só perguntando e aprendendo 

Gabinete do Sindicato, em uma tarde da Expoagro: Ozires recebe visita de Mauri Lemes (dir.), Goodchal Cunha e Mozart Vasconcelos

Gado em exposição na Mostra Agropecuária 

Parquinho de Diversão: alegria, inclusive com crianças carentes se divertindo gratuitamente, sob apoio do Sindicato e seus diretores, da Prefeitura de Uruaçu e, parceiros do SRU, tipo Mauri Lemes 

Cena típica de uma tarde durante a Mostra no Parque Durval Ponce Leones


(Jota Marcelo e Márcia Cristina)

Nenhum comentário: