quarta-feira, 16 de agosto de 2017

‘Seminário Internacional’ discute desenvolvimento da Educação Infantil em Goiás

Ação da Seduce faz parte do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), do Governo de Goiás. Evento ocorre nos dias 17 e 18 e contará com as presenças do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra e, do coordenador residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic. Ciclo de palestras vai reunir especialistas do porte de Ricardo Paes, do Instituto Ayrton Senna, Carolina Micheli, do MEC e Mary Eming Young, da Universidade de Harvard – Imagem: Divulgação/Seduce

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Ministério da Educação, promoverá, dias 17 e 18 de agosto, o I Seminário Internacional sobre Educação Infantil: Caminhos e Conhecimentos para o Desenvolvimento da Primeira Infância. O evento reunirá, no auditório do Hotel San Marino (rua 5, 1.090, setor Oeste [perto da praça Tamandaré], Goiânia), importantes especialistas da Educação para ciclo de palestras sobre o assunto.
O público-alvo são secretários de Educação dos municípios que participam do desafio de promover o Acesso à Educação Infantil, uma iniciativa da Seduce dentro do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI), coordenado por Gislainy Mesquita. O convite foi enviado aos representantes de 52 Municípios com o maior déficit de vagas em Goiás e de outros 39 que sequer possuem creches.
O Seminário oferecerá sete conferências, ministradas por profissionais nacionais e internacionais. Entre os temas abordados estão Gestão da Educação Infantil (por Ricardo Paes, do Instituto Ayrton Senna); Políticas Públicas para Educação Infantil (por Carolina Micheli, do MEC); e, Saúde da Criança (Mary Eming Young, da Universidade de Harvard). Também terá momento para compartilhamento de experiências, com a participação de representantes da Secretaria de Educação do Ceará e da Secretaria de Educação de Petrolina-PE.
Dentro da programação, também está o lançamento do livro A Educação Infantil em diferentes contextos, das servidoras Vânia Honorato (Seduce) e Vânia Bareicha (Segplan), integrantes da equipe responsável pelo GMCI. A obra traz diagnóstico da Educação Infantil em Goiás, levantamento realizado por meio do programa.

Sobre o GMCI Educação
O Goiás Mais Competitivo e Inovador – Educação vem sendo desenvolvido desde 2016. A meta é ampliar o percentual de atendimento de crianças em seus primeiros anos de vida. Atualmente o déficit local é de quase 315 mil vagas em creches e 64,8 mil em pré-escolas. Os índices colocam o Estado na 22ª posição nacional no que diz respeito a crianças com até três anos frequentando creches e, na 19ª para crianças entre quatro e cinco anos na pré-escola.
O trabalho ocorre em regime de colaboração entre Estado e Municípios. No primeiro momento, a equipe do GMCI mapeou cidades goianas com maiores déficits, construiu diagnósticos e definiu estratégias de atuação. Uma delas é a proposta de parceria para construção de creches nos 39 Municípios que não possuem.
O livro descreve a iniciativa inovadora do Governo de Goiás de priorizar esse nível de ensino, que é de responsabilidade da municipalidade. Também apresenta os dados levantados durante o período em que foram realizados os levantamentos e as perspectivas de melhora do atual cenário.

Programação
A abertura oficial será às 13h30 do dia 17, com presença da secretária Raquel Teixeira, titular da Seduce; do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; do representante residente do Pnud e coordenador residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Niky Fabiancic; e, do secretário de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás, Joaquim Cláudio Figueiredo Mesquita.
Ao longo de dois dias, o evento terá sete palestras sobre Educação Infantil (ambas aqui grifadas com fonte itálica). Confira a programação:
17, quinta
11h - Início do credenciamento
13h30 - abertura oficial
-secretária Raquel Teixeira
-secretário Joaquim Mesquita
-Halim Antônio Girade, da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano (SNPDH)-Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)
-Niky Fabiancic (representante residente do PNUD e coordenador Residente da ONU no Brasil)
-ministro Osmar Terra
14h - Apresentação cultural
14h30 (início das palestras) - Gestão da Educação Infantil: perspectivas e impactos nos processos de ensino e aprendizagem - Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna/Insper)
15h30 - O fortalecimento de alianças para o desenvolvimento da criança - Eduardo de Campos Queiroz (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal-SP)
16h30 - Coffee break
17h - Lançamento do livro

18, sexta
8h30 - Palestra Políticas Públicas para a Educação Infantil - Carolina Helena Micheli Velho (Coordenação Geral de Educação Infantil/MEC-DF)
9h30 - Educação Infantil: qualidade e desenvolvimento social - Beatriz Mangione Sampaio Ferraz (Escola de Educadores-SP)
10h30 - Intervalo/Coffee break
11h - Saúde da criança - Mary Eming Young (Centro de Desenvolvimento Infantil/Fundação de Pesquisa de Desenvolvimento da China e Centro de Desenvolvimento da Criança/Universidade de Harvard/Estados Unidos)
12h - Almoço
14h - Educação Infantil: currículo, didática e formação docente - Zilma de Moraes Ramos de Oliveira (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP-SP)
15h - Compartilhamento de experiências inovadoras de gestão da Educação Infantil de Petrolina-PE - Júlio Emílio Lóssio de Macedo (Petrolina)
16h - Compartilhamento de experiências: Cases de sucesso da Educação Infantil do Ceará - Márcia Oliveira Cavalcante Campos (Secretaria da Educação do Ceará)
17h - Intervalo/Coffee break
18h - Educação Infantil e a inclusão da criança público-alvo da Educação Especial - Dulcéria Tartuci (Universidade Federal de Goiás/UFG-Catalão)
19h – Encerramento: palestra Desafio da Educação Infantil no Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador - Joaquim Mesquita

Convidados
Confira a lista dos municípios convidados a participar do acontecimento:
-Municípios com alto déficit de vagas: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Rio Verde, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Formosa, Trindade, Senador Canedo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Jataí, Catalão, Caldas Novas, Itumbiara, Goianésia, Cristalina, Niquelândia, Posse, Jaraguá, Porangatu, Goianira, Mineiros, Inhumas, Padre Bernardo, Itaberaí, Quirinópolis, Morrinhos, Santa Helena de Goiás, Alexânia, Uruaçu, Goiatuba, Palmeiras de Goiás, Nerópolis, Bom Jesus de Goiás, Pirenópolis, Bela Vista de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Itapuranga, Itapaci, Campos Belos, Minaçu, Pires do Rio, Iaciara, Piracanjuba, Iporá, São Luís de Montes Belos, Abadiânia, Anicuns.
-Municípios Creche Zero: Água Fria de Goiás, Aloândia, Amaralina, Americano do Brasil, Araçu, Aragoiânia, Aurilândia, Baliza, Bonópolis, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Campinorte, Caturaí, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Damianópolis, Guaraíta, Guarinos, Hidrolina, Israelândia, Ivolândia, Jesúpolis, Matrinchã, Moiporá, Novo Gama, Novo Planalto, Pilar de Goiás, Portelândia, Santa Isabel , Santa Rita do Novo Destino, Santa Rosa de Goiás, São Luiz do Norte, São Patrício, Taquaral de Goiás, Teresina de Goiás, Teresópolis de Goiás, Uirapuru, Varjão e Vila Boa.


(Informações: Comunicação Setorial da Seduce)

Nenhum comentário: