quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Em reunião com presidente do Paraguai, Marconi discute integração econômica do País com Goiás e o Brasil Central

Governador de Goiás e presidente do País sul-americano, Horacio Manuel Cartes Jara, tratam de parcerias comerciais, integração de economias, crescimento do continente e políticas comuns para geração de emprego – Fotos: Divulgação/Governo de Goiás



No encerramento da Missão Comercial do Governo de Goiás ao Cone Sul, o governador Marconi Perillo (PSDB) esteve reunido por uma hora com o presidente do Paraguai, Horacio Manuel Cartes Jara, em Assunção, para tratar da ampliação da integração econômica entre o País sul-americano e o Brasil Central. Marconi apresentou as potencialidades e oportunidades de negócios em Goiás e no Brasil Central e deu início às tratativas para a realização de uma Missão Oficial do governo do Paraguai a Goiânia no ano que vem, proposta prontamente acatada pelo presidente.
No encontro, Marconi e Cartes Jara falaram sobre as perspectivas de crescimento das economias da América do Sul, o Mercosul, obras e parcerias para aumentar a integração do Brasil com o Cone Sul e a geração de empregos – desafio comum de toda a região. Marconi presenteou o presidente do paraguaio como uma tela do artista Antônio Poteiro.
Antes, o governador esteve reunido com o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, também para tratar da aproximação comercial. Após as duas reuniões, o governador concedeu entrevista coletiva para a imprensa paraguaia, na Residência Oficial da Presidência da República.
“A geração de empregos foi o principal tema da nossa reunião. O presidente falou muito sobre a sua preocupação com o emprego e o fazer gerar mais oportunidades para os nossos cidadãos”, disse Marconi. No encontro, o governador também relatou ao presidente os investimentos que o Governo de Goiás vem fazendo para melhorar a infraestrutura econômica do Estado, com destaque para a construção e duplicação de rodovias. “O agronegócio e a agroindústria de Goiás estão entre os mais modernos do País e estamos preparando ainda mais o Estado para a produção e a industrialização”, disse.
Marconi disse aos jornalistas que o Brasil Central é responsável pela metade da produção de alimentos do Brasil e que as safras recordes e a verticalização da produção vêm garantindo o saldo positivo da balança comercial do País. O governador afirmou ainda que o presidente está bastante entusiasmado com a proposta de estabelecimento de uma agenda comum para a integração das economias do Paraguai, de Goiás e do Brasil Central – o País é o mais próximo de Goiás no Cone Sul.

‘Oportunidades existem’
“Vou continuar insistindo para que os goianos sejam cada vez mais agressivos e se apresentem ao mundo, porque as oportunidades existem”, afirmou hoje o governador Marconi Perillo, após participar de série de compromissos no Paraguai, onde finalizou a agenda da Missão Comercial ao Cone Sul.
Falando sobre as potencialidades e a diversidade econômica de Goiás, destacando a pujança da região Brasil Central, responsável por mais de 50% da produção alimentícia do País, Marconi frisou: “Goiás agrega, hoje, o que há de mais avançado em termos de tecnologia e inovação na agricultura, pecuária e mineração, na produção de commodities. Isso faz com que tenhamos hoje muito mais produtividade e competitividade. A cada dia, com essa tecnologia nossa, podemos utilizar mais áreas degradadas para produção alimentícia”.
Ele também discutiu a política de incentivos fiscais e a relação econômica com outros países, consolidada a partir das Missões. “Se nós conseguimos crescer extraordinariamente nos últimos 18 anos na balança comercial, exportações, PIB [Produto Interno Bruto] e geração de empregos, é porque nós fomos agressivos. Visitamos os Países, trouxemos investimentos. Hoje vendemos os nossos produtos para mais de 150 Países ao redor do mundo”, ressaltou.
Marconi foi questionado se pretende se candidatar à Presidência da República, ao que respondeu: “Eu não estou pensando nisso agora. Estou concluindo meu quarto mandato como governador, e penso em concluí-lo bem e ver como posso contribuir com o Brasil. Possivelmente, devo assumir no próximo ano a presidência nacional do meu partido, o PSDB”, informou.

(Informações: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás)

Nenhum comentário: