segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Marconi Perillo debate demandas da Educação com coordenadores regionais



Marconi: “Este encontro é para ouvir de vocês tudo o que está acontecendo nas unidades; discutirmos a estruturação das Coordenações, os avanços físicos, as escolas em construção. Para termos um retrato do que está acontecendo no Estado. Para mim, o melhor termômetro são vocês” – Foto: Leoiran/Seduce

Raquel Teixeira disse (com o governador Marconi) viver momento de gratidão, pois a equipe de coordenadores montada no início do ano obedeceu a critérios estritamente técnicos – Fotos: Humberto Silva/Governo de Goiás

Marconi: “Poderíamos ter utilizado recursos apenas para obras físicas, para embelezar as escolas. Optamos pelo vale-alimentação, por melhorar o salário dos temporários, dos administrativos, dos professores. E há uma parcela significativa reservada para atender essas demandas de vocês. Todas muito justas"

Raquel também citou a importância da Superintendência de Segurança Escolar, que está em fase de criação e terá a meta de desenvolver sistemas estratégicos para reforçar a segurança unidade de ensino

Governador se reúne com coordenadores da Educação e, reforça avanços e compromissos com o setor, além de ouvir e, lembrar investimento de R$510 milhões, do programa Goiás na Frente Educação. Ele falou ainda sobre o esforço para garantir conquistas dos trabalhadores da área.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), abriu as portas do Palácio das Esmeraldas, na capital Goiânia, para receber em 6 de novembro, a secretária Raquel Teixeira; superintendentes; e, coordenadores regionais de Educação, Cultura e Esporte, entre os quais Nilde Alves, coordenadora de Uruaçu. Na abertura do encontro, o governador colocou o microfone do salão Gercina Borges à disposição de todos os presentes para ouvir as demandas e o balanço desse primeiro ano de reestruturação das Regionais. “Quero um retrato do que está acontecendo no Estado e, para mim, o melhor termômetro são vocês”, disse antes do almoço.
Marconi lembrou que nos últimos meses tem visitado todos os Municípios goianos, graças ao programa Goiás na Frente. Apesar disso, conforme destacou, é essencial ouvir relatos dos servidores que vivem o cotidiano das cidades. “Preciso ouvir de vocês como está a questão da reestruturação que fizemos nas Coordenações Regionais, a expectativa sobre as avaliações que estão em andamento, das escolas em construção”, comentou ao passar a palavra da secretária Raquel Teixeira.
A titular da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) disse que vive um momento de gratidão. Isso porque, segundo ela, a equipe de coordenadores montada no início do ano obedeceu a critérios estritamente técnicos. “Comandar uma reestruturação desse porte não foi fácil. Posso dizer que essa equipe tem a minha cara, porque o senhor, governador, me deu a liberdade para montá-la. Sobre as avaliações [Saeb, Saego e Enem], as expectativas são positivas, porque tivemos trabalhos de apoio pedagógico muito importantes, como a Avaliação Dirigida Amostral (ADA), o ‘Aprender +’ e o Goiás Enem”, resumiu.
Representantes de ao menos sete Regionais subiram ao púlpito para compartilharem experiências. O coordenador de Mineiros, Gilson Martins de Oliveira, elogiou o fato de o governador atribuir à Raquel Teixeira a responsabilidade de administrar a Seduce. “Como é bom trabalhar na Educação e ter uma professora como superior. Isso é o mais importante: colocar professores para liderar”, disse.
A coordenadora de Jataí, Marina Silveira Martins, completou a fala do parceiro de Mineiros e destacou que a Educação vive o seu melhor momento. “Sou servidora desde 1999 e posso dizer, com conhecimento de causa, que nunca tivemos uma rede tão feliz e motivada. É o momento mais importante da Educação”, comentou. Já a responsável por Formosa, Marília Magalhães, orgulhou-se ao dizer que um colégio de sua Regional foi avaliado como uma das 40 melhores escolas em tempo integral do Brasil.
Os coordenadores também elogiaram o pacote de benefícios anunciado no primeiro semestre pelo Governo de Goiás. Além de aumento de salários, a medida também trouxe como novidade o auxílio-alimentação. “São medidas importantes. Alguns dos benefícios, inclusive, não estavam nem na pauta de reivindicação dos Sindicatos. Uma iniciativa como essa não tem como não ser bem vista, porque foi feita de livre e espontânea vontade”, opinou Sandra de Bessa, de Itumbiara.
Em nome dos servidores da Seduce, os coordenadores solicitaram ao governador a continuidade do auxílio-alimentação para o ano que vem. Também pediram a prorrogação do decreto de nomeação das Coordenações Regionais, que vence no final do ano. “Sobre o vale, há uma discussão interna no Governo no sentido de acabar com ele. Mas estou no sentido contrário, defendendo a manutenção em alguns segmentos, como a Educação. Sobre a prorrogação do decreto, será analisado. Gosto de escolher as pessoas certas para estarem nos lugares certos. Vocês têm meu apoio”, declarou.
Para o coordenador Metropolitano, Marcelo Ferreira, “o pacote de benefícios mostrou, para aqueles que ainda tinham dúvida, o esforço do Governo com a Educação”. Também frisou que a titular da Seduce cobra de toda a sua equipe muito foco, destacando a sua facilidade em dialogar com todos os segmentos, desde professores até alunos e famílias. “Muitas vezes ela recebe demandas das redes sociais e nos encaminha, pedindo solução imediata. Isso criou uma relação mais próxima com as pessoas, elas se sentem acolhidas”.
A estrutura das escolas estaduais também entrou em pauta. Marcelo pediu ao governador apoio financeiro para reformar as unidades que precisam de reparos. “Amanhã, inclusive, vou a Brasília novamente para tentar conseguir recursos extras. E duas áreas que precisam e serão prioridade são Educação e Saúde”, disse Marconi.
O governador também lembrou os investimentos do Goiás na Frente, que destina recursos para reformar e construção de novas unidades de ensino, destacando o volumoso pacote de investimentos no setor por meio do programa Goiás na Frente Educação, lançado em maio deste ano. O Governo de Goiás já investe parte dos R$510 milhões anunciados para obras, além de ter concedido reajustes salariais e gratificações e, garantido a elaboração de concurso público, a renovação de programas de ensino-aprendizagem, e reajuste no repasse do transporte escolar.
“Nós poderíamos ter utilizado esses recursos apenas para obras físicas, para embelezar as escolas. Optamos pelo vale-alimentação, por melhorar o salário dos temporários, dos administrativos, dos professores. E há uma parcela significativa reservada para atender essas demandas de vocês. Todas muito justas” declarou.

Contenção e investimentos
Após ouvir demandas e receber agradecimentos dos coordenadores pelos investimentos constantes no setor, ele frisou que os investimentos foram possíveis porque há dois anos, em meio à crise, teve a coragem de tomar várias medidas de contenção de despesas, para que fosse possível chegar a um momento em que a gestão estadual pudesse equilibrar as contas e retomar a aplicação de recursos nas diferentes áreas administrativas.
“Para que tivéssemos condições de atender, com os ‘pés no chão’, as necessidades de quem tem a responsabilidade de trabalhar na área da Educação. Continuem a contar comigo, com o Governo de Goiás e com o nosso compromisso com a Educação”, assinalou.

Segurança nas escolas
Durante o almoço com o governador, a secretária comentou sobre a tragédia que aconteceu na manhã da mesma data no Colégio Estadual 13 de Maio, em Alexânia (cidade do Entorno do Distrito Federal) e, vitimou a aluna Raphaella Noviski. Raquel disse estar “com o ‘coração na mão’, sofrendo junto com toda a comunidade escolar”. Ela lamentou que episódios como esse estejam ocorrendo com certa frequência entre os jovens e informou que a Seduce tem feito um trabalho de apoio psicológico. “Trabalhamos com prevenção da violência, mediação de conflitos e em prol da cultura de paz”, disse.
Raquel também citou a importância da Superintendência de Segurança Escolar, que está em fase de criação e terá como objetivo desenvolver sistemas estratégicos para reforçar a segurança nas escolas. “Faremos um trabalho intenso, diretamente nas unidades escolares. Mas os problemas de ordem emocional, como o caso de hoje, mostram que alguma coisa está profundamente errada no conceito da sociedade. Para trabalhar o problema especificamente nas escolas estamos desenvolvendo um projeto socioemocional, em parceria com o Instituto Ayrton Senna [IAS]”, destacou.
O governador lamentou profundamente a morte de Raphaella Noviski, que se deu de maneira tão trágica, e manifestou total apoio a todos os projetos sociais que a Seduce vem desenvolvendo.
Ao final, Marconi Perillo, individualmente, para fotografias com todos os participantes. Mais fotos (ambas de Leoiran/Seduce) do evento: https://www.flickr.com/photos/155846650@N03/sets/72157687052527312.

(Informações: Comunicação Setorial da Seduce; Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás; e, Da Redação)

Nenhum comentário: