segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Uruaçu/Nova mesa diretora – Vereadora desmaia e sessão é suspensa e encerrada

Vereadores Taroba (esq.) e Sil: acirramento pela presidência do Legislativo é prorrogado devido desmaio – Fotos: Márcia Cristina/Jornal Cidade (Arquivo)

Por volta das 20h45 de 11 de dezembro, foi suspensa a sessão da Câmara Municipal de Uruaçu, definida para abrigar a eleição da mesa diretora 2018 e que contava com a presença dos 13 representantes legislativos. A vereadora Maria das Neves (PSB) teria desmaiado, na cantina, durante a primeira pausa da noite.
Antes cinco, na reta final dois vereadores mantiveram pré-candidaturas à presidência, transformando-as em candidaturas: o atual comandante, Sil (PSDB) e, Taroba (PROS).
Normalmente, a vereadora chegou até a sede da Casa de Leis e, na condição de primeira-secretária fez a leitura da ata da sessão anterior e se portava bem na bancada parlamentar.
Agendados para 18h30, os trabalhos tiveram início por volta das 19h. Após a parte convencional da sessão, Sil começou a proceder para que a votação começasse e, de imediato, a primeira polêmica, assim que ele deliberou instantes para observações referentes ao pleito: Maria das Neves pediu a palavra, sugerindo ao microfone, que os votos fossem em aberto e verbalmente (ao invés de secretos, por escrito), com o que – na bucha –, discordaram os pares Zé Henrique (PPS) e Robson Pimentel (PTB). Debate torrencial e Sil solicitou que Walter Paiva de Araújo (doutor Walter) explanasse na tribuna sobre a causa. O assessor jurídico expôs que a votação pode, sim, ser em aberto, com Zé Henrique e Robson Pimentel continuando discordando. Sil disse que não se importaria com a opção secreta e determinou que o assessor Luciano Bordiga providenciasse as cédulas de votação, o que fez vagar os trabalhos, ou seja, as atividades foram suspensas por minutos.
Nesse intervalo, vereador pra lá, vereador pra cá, atravessa daqui, giro acolá, cochichos e bochichos, bastante ao pé do ouvido, cédulas em confecção e eis que a vereadora apresentou a crise, sendo levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Passados mais alguns momentos, Sil, ao microfone, explicou que a suspensão seria mantida, até averiguação sobre a causa e as condições de saúde – se Maria das Neves retornaria ou não ao plenário para trabalhar. O presidente comentou que os presentes (edis e público) poderiam permanecer no plenário.
O tempo não para e, quando o relógio marcava 20h39, Sil, ao microfone, comunicou que a sessão seria encerrada – “...A Maria está na ‘Sala Vermelha’ da UPA...! [caso considerado grave]” –, com nova jornada a ser marcada e, daí, sim, tende ocorrer a eleição.
Taroba pediu a palavra e, registrou que a sessão poderia ter continuidade normalmente (recebendo aplauso da plateia), ao mesmo tempo em que Robson Pimentel também opinou o mesmo que Taroba, inclusive lendo trecho do regimento interno. Da mesma forma, Professora Fátima (PMDB) alertou que a realização da sessão poderia ter sequência.
Sil não aceitou os argumentos, explanando que ele tem autonomia para encerrar os trabalhos caso surjam fatos inesperados desse naipe. Como justificativa maior, o fato de que Maria das Neves é amiga dos demais 12 e que os trabalhos não deviam continuar. “...Cabe a mim poder encerrar...”.
Em meio aos protestos de Robson Pimentel – que sugeriu presença de viatura e policiais militares para registro de boletim de ocorrência (B. O.) –, Sil determinou ao segundo-secretário, Joeli do Salão (PMDB), que fizesse a leitura bíblica e comandasse a oração do Pai Nosso. Sessão encerrada.

Contabilidade dos votos
Após Maria das Neves passar mal, muitos outros bochichos. Nos bastidores, comentários de sobra apontando possíveis opções no placar final da votação, não realizada: Taroba oito a cinco. Taroba sete a seis. Sil sete a seis...
No decorrer da pausa da sessão, com cada vereador aparentando tensão, alguém foi enfático em afirmar que certo vereador teria revelado para Maria das Neves que determinado parlamentar votaria em Taroba, com a mesma sofrendo imediato mal súbito, haja vista que ela somava tal voto ser favorável a Sil, apoiado pela mesma.
Tudo está como antes: a mesa 2018 ainda não é conhecida.

(Jota Marcelo)

Nenhum comentário: